Carregar o smartphone em apenas 60 segundos. Está quase!

Um dos grandes problemas dos aparelhos mobile atuais, está na sua bateria, mais concretamente no tempo de autonomia que estas são capazes de oferecer no nosso dia-a-dia, especialmente nos smartphones e portáteis, que são cada vez mais críticos para o nosso dia-a-dia.

Claro que, como não tem sido possível aumentar a capacidade das baterias de forma muito significativa devido às limitações físicas das mesmas, temos tentado negar os impactos negativos a partir de tecnologias de carregamento rápido mais interessantes, e mais seguras. Pois bem, ao que tudo indica, temos novidades a chegar ao mercado!

Carregar o smartphone em apenas 60 segundos. Está quase!

bateria do telemóvel
close-up view of young woman holding a smartphone with low battery on screen. All screen graphics are made up.

Portanto, segundo as descobertas agora publicadas por uma equipa da National Academy of Sciences, podemos estar prestes a dar as boas vindas a um carregador de nova geração, capaz de encher uma bateria em apenas 60 segundos.

Estamos a falar de apenas 1 minuto dos 0% aos 100%! Com os investigadores confiantes de que podem baixar ainda mais este número. O que pelos vistos se deve a uma melhoria no movimento dos iões, que se torna significativamente mais eficiente.

Mais concretamente, ao inspecionar os iões e o seu movimento, os investigadores descobriram que estes se movem de forma fundamentalmente diferente nas intersecções de minúsculos poros em nanoescala, quando comparados com a forma como os electrões se movem perto dos mesmos locais. Outras observações ajudaram-nos a determinar que estes movimentos são diferentes dos que a lei de Kirchhoff descreve.

No entanto, isto não elimina completamente as leis antigas, uma vez que continuam a fornecer explicações válidas para a forma como os electrões fluem nos circuitos electrónicos convencionais.

Estamos então perante aquele que pode muito bem ser o “elo perdido” que as equipas de investigação andam a tentar encontrar há décadas. Afinal, criar um armazenamento de energia mais eficiente tem sido um objetivo a longo prazo para muitos engenheiros.

Assim, depois de várias descobertas, e tecnologias que podem vir a fazer das suas num futuro próximo, esta nova forma de carregar baterias pode vir a remover muitos dos obstáculos que podemos encontrar no campo da bateria, seja no lado mobile, como até no mundo automóvel.

Mas, não pense que vai encontrar esta tecnologia nas prateleiras dentro de 1 ou 2 anos. Do papel à prática, ainda há muito a ser feito.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também