O óleo é o melhor amigo de um motor de combustão interna. Não se trata apenas de lubrificação, uma vez que o óleo do motor recolhe sujidade, partículas de metal e outros contaminantes nocivos, ao mesmo tempo que atua como refrigerante para manter tudo a funcionar sem problemas. Uma vez que o óleo é a força vital de qualquer motor a gasolina ou a gasóleo, é geralmente uma má ideia poupar nas mudanças de óleo, uma vez que isso irá prejudicar o seu motor. No entanto, tenha em atenção que tão importante como dar atenção às mudanças de óleo é ter cuidado de não colocar liquido a mais. Assim vamos dizer-lhe o que acontece se colocar demasiado óleo no motor.
É isto que acontece se colocar demasiado óleo no motor do carro!
A primeira coisa que tem de saber é que o enchimento excessivo de óleo em qualquer motor pode levar a reparações dispendiosas.
Na quantidade certa, o óleo de motor fresco protege melhor contra o excesso de fricção durante os arranques a frio e oferece uma lubrificação máxima durante o tempo quente extremo. Cada motor a gasolina ou a gasóleo só pode acomodar uma quantidade prescrita de óleo, e deitar demasiado no cárter fará com que o óleo espume ou engrosse, essencialmente impedindo a capacidade do óleo de fluir em condições de funcionamento quentes ou frias.
Se o óleo não puder fluir, não pode passar pelas pequenas passagens de óleo. Isto para lubrificar o trem de válvulas, a câmara de combustão, os pistões e outros componentes internos.
Além disso, mais óleo significa aumentar desnecessariamente a pressão do óleo, o que leva a fugas nas juntas e vedantes do óleo. Se o seu veículo tiver subitamente uma luz de verificação do motor acesa após uma mudança de óleo e apresentar sintomas como fumo azul ou branco, desempenho inferior ou ruídos invulgares do motor, isso pode significar que o motor está a afogar-se em óleo.
O que deve fazer?
A forma infalível de saber se o motor do seu automóvel tem demasiado óleo é inspecionar a vareta. Entretanto é melhor fazê-lo enquanto o motor está quente ou morno. Estacione o carro, abra o capot e localize a vareta do óleo. Puxe-a para fora, limpe a extremidade com um pano ou uma toalha de papel, volte a introduzir a vareta no orifício e puxe-a novamente para obter uma leitura exacta.
A extremidade da vareta tem indicadores de nível baixo (L) e alto (H), e o nível de óleo correto deve situar-se entre L e H. Qualquer nível superior a H é um cenário de enchimento excessivo. Assim é melhor drenar o excesso de óleo antes que este se espalhe no interior do cárter. O melhor recurso é drenar e voltar a encher o motor com óleo de motor novo.
Crie o hábito de inspecionar o nível de óleo utilizando a vareta pelo menos uma vez por semana ou antes de embarcar numa viagem longa.
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