Esta não é a primeira vez que se fala de uma nova geração de consolas a começar um pouco mais cedo, especialmente pelo lado da Microsoft, que está a levar uma ensaboadela como nunca levou devido ao insucesso das suas Xbox Series S e X.
Afinal, só para ter uma ideia, apesar do facto de a PlayStation 5 já estar a perder alguma da sua força no mercado, a realidade é que a Sony está a vender 5 consolas PS5 enquanto a Microsoft vende apenas 1 consola Xbox Series S ou X. 5 para 1!
Uma ensaboadela que aparentemente não estava nos planos, tal tem sido o nÃvel de investimento da gigante Norte-Americana em estúdios para suportar toda a sua ambição no mundo dos videojogos. (Basta olhar para a aquisição da Zenimax (Bethesda) e da Activision-Blizzard!)
Por isso, a Microsoft parece querer recomeçar do zero, com uma nova estratégia, o que também parece significar o lançamento de novo hardware. Porém, aqui não estamos a falar de versões Pro, Elite, ou o que quer que seja. Estamos mesmo a falar de algo realmente novo.
A Microsoft quer mesmo lançar novas consolas, para começar uma nova geração, e ao que tudo indica, a Sony está pronta a fazer exatamente o mesmo se porventura existir essa necessidade.
Mas… Isto faz sentido?
PlayStation 6 e Xbox Next em 2026. Faz sentido?
Portanto, como deve saber, uma geração de consolas costuma durar em média 7 anos. Porém, como a atual geração começou tão mal, culpa da velha pandemia, era de esperar que esta atual gerações fosse um pouco mais longe, pelo menos até ali aos 8 anos.
Isto de forma a permitir uma rentabilização do hardware por parte das fabricantes, e claro, também por parte de dos estúdios, que no fundo é quem dá a vida a qualquer geração de consolas.
Mas, a verdade é que… Apesar do facto de isto ter um potencial tremendo para irritar os muitos gamers que gastaram cerca de 500€ numa consola… Pessoalmente, não me importaria nada que esta geração tivesse o seu fim em 2026. Podia até terminar já!
Esta tem sido a geração mais “paradinha” de sempre, com hardware demasiado fraco para cumprir as promessas das fabricantes (4K@120fps), e com o mais fraco suporte de software que alguma vez vi. Aliás, a PS5 Pro vai ser lançada agora para tentar cumprir as promessas festas em 2019.
Afinal, se no lado da Xbox os exclusivos de referência podem ser contados com os dedos de uma mão. No lado da PlayStation, além de não serem numerosos, muitos deles acabaram por também ser lançados para a PS4. Aliás, em 2024, nem vamos ver o lançamento de um único exclusivo de referência para a PS5.
Sim, todos nós percebemos que a pandemia complicou o desenvolvimento, e na realidade, o mercado ainda se está a adaptar a “um novo normal”. Mas… Seria assim tão mau começar de novo, agora sem dificuldades acrescidas, e com hardware muito mais poderoso, agora com ajuda de IA?
Em suma, eu apostava nisso!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!