Os veículos costumavam depender de lâmpadas de halogéneo para os faróis. No entanto houve uma mudança para a tecnologia de díodos emissores de luz (LED) em muitos automóveis novos. Os LED oferecem algumas vantagens em relação às lâmpadas de halogéneo, como a eficiência, a luminosidade e o facto de não aquecerem tanto durante o funcionamento. Mas apesar de tudo isto não estão livres de falhas. Assim vamos dizer-lhe o que se passa se as luzes LED do seu carro começarem a piscar!
Luzes LED do seu carro a falhar? É isto que se está a passar!
Existem algumas razões pelas quais pode notar este comportamento. Uma vez que os LEDs não gostam de quantidades variáveis de corrente eléctrica, a alimentação do seu veículo pode não estar a fornecer a quantidade adequada de energia consistente, causando a cintilação. A bateria do seu carro também pode precisar de ser substituída ou pode ser uma indicação de que o seu alternador está a morrer.
Os LEDs não gostam de corrente eléctrica inconsistente ou baixa
Uma vantagem da lâmpada de halogéneo sobre a lâmpada LED é que pode tolerar alterações na corrente sem perturbar o desempenho. O LED, por outro lado, é um pouco mais sensível quando os níveis de eletricidade flutuam, fazendo com que as luzes pulsem ou cintilem. Se substituiu os seus faróis de halogéneo por um kit de LED e se apercebeu de que estão a piscar, pode tentar instalar um conetor de modulação de largura de pulso (PWM). Este módulo irá gerir a corrente flutuante que entra e ajudar a fornecer mais energia de nível aos LEDs.
Para conservar energia e funcionar de forma mais eficiente, alguns veículos com luzes de circulação diurna (DRL) já estão equipados com um PWM.
Problemas com a bateria fraca e com o alternador
Outra causa potencial da cintilação dos LEDs pode resultar de uma bateria que não está a reter carga suficiente. Assim precisa de ser substituída. Se reparar que os seus faróis não se mantêm consistentemente acesos, pode ser que não estejam a receber a energia de que necessitam da bateria. As baterias dos automóveis podem durar até cinco anos, mas devem inspecionar-se regularmente para verificar o seu estado.
O alternador, o componente que carrega a bateria e que tem um efeito direto no sistema elétrico do seu automóvel, também pode ser o culpado dos LEDs intermitentes. Os alternadores falham e um sinal seguro de que precisa de o substituir é se reparar que o ícone da bateria se acende no painel de instrumentos do seu veículo. Esta luz de aviso significa normalmente que a bateria não está a receber uma carga adequada e não terá energia suficiente para as necessidades eléctricas do seu automóvel.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!