O plástico está em todo o lado nos automóveis modernos e não é difÃcil perceber porquê. O plástico é mais leve do que o aço, é mais barato de fabricar, mais fácil de moldar e é resistente a choques ou impactos, o que o torna perfeito para componentes de veÃculos como faróis, para-choques, grelhas, materiais interiores e muito mais. Se não fosse o plástico, os carros modernos teriam provavelmente formas mais quadradas, seriam mais pesados e caros. No entanto, há um grande problema com este material. Tende-se a degradar com o tempo. Ainda assim a boa notÃcia é possÃvel lidar com isto e restaurar com facilidade o aspeto do seu carro.
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Os faróis em material compósito, para começar, podem perder a sua clareza e ficar amarelados após anos de exposição solar. Por outro lado, os para-choques de plástico preto e os acabamentos exteriores podem ficar cinzentos, rachar, desvanecer-se ou deteriorar-se quando expostos ao sol forte e a condições meteorológicas imprevisÃveis. A pior parte é que os frisos de plástico desbotados podem fazer com que o seu veÃculo pareça velho ou antiquado.
A forma mais fácil de restaurar para-choques de plástico desbotado é comprar uma lata ou um frasco de restaurador de guarnições de plástico na sua loja de peças de automóvel favorita ou numa loja online. A maioria é fácil de aplicar. Mas atenção porque não são produtos muito baratos. As instruções tÃpicas são lavar as peças de plástico com água e sabão, secar com um pano, aplicar o produto e polir ligeiramente. Na maioria dos casos, são necessários tratamentos repetidos ou periódicos para manter o cobiçado aspeto de novo.
Se os para-choques de plástico estiverem muito desgastados e apresentarem sinais de dobragem, encolhimento, grandes fissuras ou riscos profundos, pode ser melhor substituÃ-los. Mas se não quiser gastar muito dinheiro, há soluções que vale a pena experimenta. No entanto é essencial refrear as suas expectativas desde o inÃcio.
Restaurar guarnições de plástico preto com azeite
Este truque funciona certamente, apesar de não ter a longevidade desejada. Para além disso o azeite está muito caro. Seja como for este método é excelente para superfÃcies quase novas ou com um ligeiro desgaste ou desvanecimento. A melhor parte é que a aplicação é muito fácil.
Limpe a guarnição de plástico com água e sabão para remover a sujidade da superfÃcie. Passe com água limpa e seque com uma toalha de microfibras antes de prosseguir.
Pegue numa garrafa de azeite do armário da cozinha (o azeite virgem extra é o melhor) e aplique uma quantidade de azeite do tamanho de uma moeda numa toalha de microfibras seca. Também pode tentar usar WD-40. Esfregue suavemente a toalha oleada no plástico desbotado, fazendo pequenos movimentos circulares.
Se o pano ficar sujo, vire-o, aplique mais óleo e continue a esfregar até o óleo cobrir todas as áreas desbotadas. Não hesite em adicionar mais óleo, se necessário, mas lembre-se de que uma pequena quantidade é suficiente. Deixe a guarnição de plástico absorver o azeite durante cinco a 10 minutos.
Depois de deixar o azeite atuar nas superfÃcies desbotadas, pegue numa toalha seca separada e lustre ligeiramente a superfÃcie com movimentos circulares rápidos. Vire a toalha, dê-lhe um último polimento e está tudo pronto.
No entanto, esse acabamento preto e brilhante desvanece-se após repetidas lavagens ou exposição às intempéries, por isso, certifique-se de que reaplica o óleo pelo menos uma vez por semana para manter os para-choques e os frisos com um aspeto novo, ao mesmo tempo que obtém a tão necessária proteção contra os raios UV agressivos.
Pistola de calor
Já viu aqueles vÃdeos em que uma pistola de calor parece dar uma nova vida aos plásticos? O aquecimento do plástico retira os óleos do material. No entanto é fácil o plástico deformar-se se não tiver cuidado. A única ferramenta de que necessita é uma pistola de calor. Certifique-se de que começa sempre com uma superfÃcie limpa ou acabada de lavar para evitar queimar contaminantes no plástico e aqueça a superfÃcie uma área de cada vez para evitar danos.
O método da pistola de calor não é uma solução que se possa fazer para sempre. Como passo adicional, é bom tratar a superfÃcie com azeite, WD-40 ou um produto de restauro de remates após o aquecimento. Isto para tornar a superfÃcie mais escura e oferecer alguma proteção contra o sol e a chuva. Crie o hábito de limpar e voltar a tratar as guarnições exteriores de plástico preto antes do inÃcio de cada estação ou, pelo menos, uma vez por mês, se estacionar constantemente ao sol.
Agora já sabe como restaurar os plásticos do seu carro.
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