Toda e qualquer grande empresa tecnológica comete erros, e como é claro, a Apple está dentro desse lote. Porém, enquanto todas empresas cometem erros, poucas são aquelas que aprendem com eles, e fazem o tudo por tudo para não o repetir.
A Apple pertence a este grupo especial, bastando olhar para os recentemente lançados iPad Pro para tirar essa mesma conclusão.
iPad Pro é perigosamente fino, mas é resistente!
Portanto, se porventura não reparou, os novos iPad Pro não trazem apenas ecrãs OLED, ou processadores mais poderosos, são também dos aparelhos mais finos alguma vez lançados para as massas. Para ter ideia, o iPad Pro de 13”, o modelo mais caro, tem uma espessura de apenas 5.1mm.
O que claro está, levou logo muitos tech YouTubers, ou influenciadores, a tentar uma repetição do “bendgate” do passado. Mas… A Apple sabe o que está a fazer.
Atenção isto não significa que os novos iPad não se dobram, ou não se partem. Todo e qualquer pedaço de hardware tem um limite. A questão é que a Apple teve realmente em conta os erros do passado, e desenhou o hardware a contar com estas mesmas tentativas de replicar o bendgate que assolou os iPhone do passado.
Mais concretamente, a placa lógica principal do tablet fica bem no centro do chassis, entre as duas baterias. Além disso, a Apple também adicionou uma cobertura de metal sobre essa mesma placa que serve como uma “nervura central”. Combinadas, as escolhas de design resultam numa melhor dissipação térmica e numa rigidez significativamente melhorada.
Qual é a durabilidade afinal?
Zack Nelson, de JerryRigEverything, submeteu recentemente o novo iPad Pro a um teste de dobragem e ficou honestamente impressionado. Sim, é verdade que o tablet partiu a partir o oríficio para a entrada do cabo USB-C no teste vertical. Visto este ser o ponto mais frágil do corpo do aparelho. Mas, o teste de flexão horizontal foi impressionante, com o ecrã a descolar, e até a cortar a pele dos dedos do YouTuber, mas o tablet sempre funcional. A nervura central parece fazer um trabalho sólido de proteção do hardware interno do tablet, mesmo quando o ecrã se separa do corpo.
Estes iPad são a prova de que a espessura não tem de ser um ponto de preocupação! Desde que a fabricante saiba o que está a fazer, claro.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!