Há alguns meses atrás, mais contretamente no final de 2023, dissemos que mudar de telemóvel em 2024 poderia ser um erro crasso, especialmente se fosse optar por um aparelho de gama alta, como é o caso do iPhone 15 Pro Max ou Galaxy S24 Ultra.
Afinal de contas, estamos a falar de aparelhos que não revolucionaram grande coisa face aos seus antecessores, e que claro, custam qualquer coisa como 1500€. São na realidade aparelhos que estão a encerrar um ciclo! Como se fossem uma PS4 quando toda a gente já só pena na PS5.
Pois bem, até aqui, as coisas têm funcionado mais ou menos de forma normal. Porém, agora que nos aproximamos do segundo semestre do ano, fica cada vez mais aparente que as coisas vão mudar no final deste 2024!
Por isso, se quer um smartphone capaz de aguentar pelo menos 2 ou 3 anos no seu bolso, com elevados níveis de performance, 2025 é o ano em que já poderá meter a carteira em cima da mesa.
2025 é o ano para trocar de smartphone!
Portanto, no ano passado avisámos que as coisas iam mudar no final de 2024! Mais concretamente, as coisas iriam mudar em 2 pontos críticos, ou seja, no lado do processador (SoC – System on a Chp) e também do lado da memória.
Ou seja, os processadores que servem de base aos smartphones mais poderosos e apelativos do mercado iriam mudar um pouco, com diferentes estratégias de núcleos de processamento físicos, ao mesmo tempo que apostavam NPUs mais poderosos e eficientes, que claro, são pontos cruciais para bom desempenho no lado da IA.
Além disso, e talvez mais importante que o próprio SoC, a quantidade/velocidade da memória RAM e armazenamento interno também iria mudar, com os smartphones de 2025 a chegarem ao mercado com pelo menos 16GB de memória RAM, e esperemos nós, com os 128GB que ainda são considerados como “base” para muitas fabricantes, a ficarem finalmente para trás das costas.
A Google está a mostrar o caminho!
Pois bem, ontem foi a Google I/O 2024, o evento que a gigante da pesquisa e maior responsável pelo ecossistema Android aproveita para revelar qual é o caminho a seguir no mundo mobile. Além desse evento, tivemos também um gigantesco ‘leak’ a revelar a grande maioria das especificações dos smartphones Pixel 9, que devem chegar ao mercado algures em Outubro.
O que mudou?
Bem, depois de um ano que serviu para analisar e perceber o que é Inteligência Artificial num smartphone… A Google está pronta para uma aposta mais a sério!
Por isso, além de um SoC Tensor G4 mais poderoso, que por sua vez deve ser acompanhado e até ultrapassado por SoCs Exynos (Samsung), Snapdragon (Qualcomm) e Dimensity (Mediatek) muito mais focados em IA, temos toda uma nova gama de aparelhos pronta a apostar forte e feio na memória RAM.
Os aparelhos Pixel mostram o caminho, e o futuro!
Ao fim e ao cabo, os smartphones Pixel 9, que nem são bem smartphones “flagship”… Chegam ao mercado com 16GB de memória RAM nos modelos Pro. Isto enquanto o modelo base chega com 12GB de memória RAM. Estamos assim a falar de uma subida de 4GB de memória em todos os modelos de um ano para o outro.
Entretanto, a Samsung, Xiaomi, Vivo, Oppo, Honor, etc… Vão seguir estas indicações, e vão também apostar num aumento das especificações técnicas em toda a escala.
Aliás, até no mundo dos portáteis Windows, já temos vindo a ver uma grande aposta na memóriam RAM! Com o “sweet spot” a ser cada vez mais os 24GB ou 32GB de memória RAM, isto em vez dos velhos 8GB e 16GB.
Em suma, fique mesmo muito atento aos próximos tempos, especialmente se estava a planear mudar de smartphone. 2025 é o ano para o fazer!
Apple vai fazer o mesmo?
Não. A Apple vai manter os 8GB de memória RAM, agora em todos os modelos iPhone 16, em vez de o fazer apenas nos modelos Pro. É esperado um aumento para 12GB em Setembro de 2025.
Isto acontece porque a Apple não vai, ainda, fazer uma grande aposta na IA.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!