Game of Thrones, apesar do facto de jĂĄ ter terminado em 2019 com o episĂłdio “Iron Throne”, Ă© uma sĂ©rie que ainda faz correr muita tinta. Sendo exatamente por isso que houve força para o spin-off House of the Dragon, e Ă© tambĂ©m por isso que existem outros spin offs em desenvolvimento.
Esta foi, e continua a ser uma das sĂ©ries mais famosas no mundo da TV! PorĂ©m, Ă medida que o tempo passa, e o pĂł assenta, cada vez temos mais fĂŁs a afirmar que as Ășltimas temporadas da sĂ©rie nĂŁo fazem muito sentido, especialmente quando se vĂȘ tudo do inĂcio ao fim. Parece uma obra de arte que pura e simplesmente alguĂ©m nĂŁo teve paciĂȘncia para terminar.
Sabe porquĂȘ? Ă que nĂŁo houve mesmo paciĂȘncia para terminar!
Game of Thrones acabou terrivelmente mal. Sabe porquĂȘ!?
Portanto, Game of Thrones, como tantas outras sĂ©ries e filmes, Ă© uma adaptação de uma saga de livros escrita por George R. R. Martin, de seu nome, “A Song of Ice and Fire“.
Curiosamente, o nome da sĂ©rie vem do tĂtulo do primeiro livro da saga.
Até aqui tudo certo, não é? Boa, vamos tentar perceber então o que correu mal da adaptação.
Pois bem, Game of Thrones tem 73 episĂłdios divididos entre 8 temporadas.
Dito isto, podemos dizer que cada temporada tem (mais ou menos) a missĂŁo de contar toda a histĂłria que acontece em um Ășnico livro, naquilo que Ă© uma progressĂŁo 1 livro = 1 temporada.
O problema Ă© que Game of Thrones chegou Ă HBO no dia 17 de Abril de 2011, altura em que jĂĄ existiam 4 livros publicados, e o quinto estava prestes a chegar Ă s bancas.
- Game of Thrones (1996)
- A Clash of Kings (1998)
- A Storm of Swords (2000)
- A Feast For Frows (2005)
- A Dance With Dragons (2011)
Aqui vale a pena dizer que estĂŁo planeados pelo menos mais dois livros!
- The Winds of Winter
- A Dream of Spring
Ou seja, na altura em que Game of Thrones estreia o primeiro episódio, existia muita história para adaptar, e na realidade, muito talento para o fazer, tanto na equipa que escrevia o guião, como também no lado do elenco, que foi sempre muito bem escolhido em todos os momentos da série.
Aliås, para ter ideia do brio e profissionalismo, os principais responsåveis por Game of Thrones (D.B. Weiss e David Benioff) apenas tiveram a aprovação do criador da saga, quando chegaram à conclusão que Jon Snow era afinal filho de Lyanna Stark e Rhaegar Targaryen. Um claro sinal de que a dupla tinha lido os livros, e percebia a trama!
Assim, a sĂ©rie avançou com a promessa de que George R. R. Martin iria terminar os livros que faltavam atempadamente. Mas… Isso nunca aconteceu! O quinto livro saiu em 2011, e nunca mais tivemos um sexto.
AliĂĄs, a sĂ©rie jĂĄ terminou em 2019, antes da pandemia, e atĂ© hoje, nenhum livro foi lançado. NĂŁo Ă© que o criador esteja inativo, visto que este continua a trabalhar em vĂĄrios projetos ao mesmo tempo. A saga principal Ă© que ficou… bem… esquecida!
A adaptação foi bem feita, enquanto houve material para adaptar!
De forma muito resumida, apesar de alguns “cortes notĂĄveis”, como Ă© o caso de Lady Stoneheart, que na sĂ©rie nunca foi uma “coisa”.
A realidade Ă© que a sĂ©rie foi incrĂvel enquanto existiu material para adaptar. Depois… Foi sempre a cair.
Sem livros, houve demasiada pressa para terminar!
Aliås, os mesmos responsåveis måximos da série (D.B. Weiss e David Benioff) decidiram apressar o fim da série, porque além de terem grandes oportunidades à sua espera (contrato com a Disney para adaptar Star Wars), a realidade é que estavam aparentemente fartos de escrever a história na vez do criador original.
Sendo exatamente por isso que apesar do facto de a HBO afirmar que tinha dado o aval para mais episódios, e mais temporadas, para contar a história como deve de ser, a dupla disse que não, e na realidade, depois de 8~9 anos bastante intensos, o elenco também disse que não.
ConclusĂŁo
Em suma, Game of Thrones começou incrĂvel, e acabou uma desilusĂŁo, porque o prĂłprio criador nĂŁo foi capaz de continuar a histĂłria. AliĂĄs, Ă© muito provĂĄvel que George R.R. Martin, agora com 75 anos, nunca vĂĄ conseguir acabar a trama, e como tal, o final que a sĂ©rie nos deu, seja ele bom ou mau, vai ser o Ășnico final que vamos ver.
Receba as notĂcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. Ă grĂĄtis!