Se porventura gosta muito de carros vai reconhecer facilmente a Ferrari, uma fabricante de autênticas lendas automobilísticas. Ao fim ao cabo, esta empresa tem o foco nisto mesmo e nos lendários motores como o seu V12, facilmente reconhecido até pelo seu som.
Pois bem, tudo isto é normal, então e colocar um ou vários turbos na motorização V12 Ferrari?
A resposta é não! O chefe de engenheiros da Ferrari contrária de momento “is not in my mind”. A decisão, de momento, continua a ser o motor V12 naturalmente aspirado. Segundo o mesmo chefe, a utilização de turbos não saiu de cima da mesa, mas apenas considerada apenas com a redução do tamanho das motorizações.
Portanto, quando as regras sobre as emissões o exigirem e o motor V12 não conseguir superar de todo. Então a redução do motor e a adição de turbos pode ser uma solução.
Ferrari 12Cilindri apresenta o novo e evoluído motor V12 da marca!
Pois bem, para a acompanhar a evolução e a necessidade de reduzir as emissões a Ferrari criou o seu novo motor de 6.5L V12. Sendo este, o sucessor do Ferrari 812, mas agora com mais potência e o foco em ultrapassar as novas regras Euro6e.
Um fato curioso é que a ‘luta’ foi mesmo em reduzir emissões sem recorrer a ajudas externas, como turbos!
De momento os novos desportivos da Ferrari podem ser vendidos por todo o mundo, o que não coloca a fabricante sob pressão, ainda. Aliás, a evolução do motor V12 tem retirado muitos frutos, apesar de não ser nada fácil. A Ferrari é a única a apostar no motor V12 nestes modos NA.
Motor V12 – Ferrari 12Cilindri produz 830 cv sem ajudas!
No entanto, colocamos a pergunta a todos. Será que num motor V12 turbo vale a pena ser um motor V12?
Para a Ferrari, a fórmula deste motor e de outros, em serem naturalmente aspirados é garantir a emoção de condução, o som característico, a aceleração desde baixa rotação até ao máximo.
Em suma, a Ferrari é a única fabricante que atualmente luta para manter o motor V12 puro. No entanto, será que ainda é isto que os entusiastas procuram na empresa e nesta motorização?
Partilhe connosco a sua opinião sobre a experiência de condução. Prefere um motor apoiado com ar forçado ou hibrido ou um grande motor naturalmente aspirado?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!