Um tribunal distrital alemão ordenou a proibição total de se vender smartphones Lenovo e Motorola no país. A Motorola, subsidiária da gigante chinesa da tecnologia Lenovo, está agora proibida de vender todos os seus equipamentos que tenham um módulo WAN ou Wireless Wide Area Network, que permite o acesso à Internet móvel através de redes móveis. Isto significa que todos os smartphones Moto, incluindo a mais recente gama Edge 50, não estarão disponíveis para compra na Alemanha.
Esta país europeu já não pode vender smartphones Motorola
A página Web alemã da Motorola também eliminou qualquer vestígio de smartphones e atualmente só vende alguns acessórios. Entretanto, a página alemã da Lenovo indica que a configuração móvel de alguns dos seus computadores portáteis só estará disponível até esgotar o stock.
A proibição das vendas da Lenovo e da Motorola no país surge depois de deste fabricante ter sido considerado culpado de violação de patentes desenvolvidas pela empresa de tecnologia norte-americana InterDigital. No início de maio, a InterDigital obteve uma providência cautelar contra a Lenovo na Alemanha. Já em 8 de maio, um tribunal de Munique aplicou provisoriamente a proibição de venda a esta última. A Lenovo tenciona recorrer da decisão do tribunal, afirmando que as condições da InterDigital são injustas, apesar da decisão.
A Alemanha proibiu anteriormente a venda de dispositivos OPPO e OnePlus no país na sequência de um litígio de patentes com a Nokia. Mais tarde, as empresas retomaram as suas actividades no país após terem assinado um acordo global de licenciamento de patentes com a Nokia.
Não se sabe o que vai acontecer desta vez e se o caminho será o mesmo do que aquele que sucedeu com a OPPO e a OnePlus. Na prática tudo vai depender do interesse da Motorola e da Lenovo na Alemanha. Mas a verdade é que é um mercado muito importante e como tal tentarão encontrar, sem dúvida, uma solução.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!