Como noticiámos ontem, a Electronic Arts (EA), que é mais conhecida por desenvolver jogos como o EA FC (antigo FIFA), Star Wars Jedi, ou Battlefield, está a planear implementar vários tipos de anúncios publicitários nos seus jogos de PC e Consola.
Sim, estamos a falar de anúncios em jogos que por si só já custam 70€, 80€, ou até mais euros que isto, visto que este sistema de anúncios publicitários vai estar ativo em todas as edições de qualquer jogo moderno.
Supostamente, esta é uma forma fácil, e pouco intrusiva, dos estúdios ganharem mais uma fonte de receita, o que por sua vez vai impedir o aumento dos preços num futuro breve. Mas… O que são anúncios dinâmicos?
O que são “anúncios dinâmicos” no mundo dos videojogos?
Portanto, a EA, bem como outros estúdios, já deixou muito claro que é preciso descobrir novas fontes de receitas para ser possível continuar o mesmo ritmo de evolução e desenvolvimento de projetos.
Aliás, é um pouco pela falta de “dinheiro” ou “rentabilidade”, que a EA já está pronta a implementar ferramentas baseadas em IA para começar a despedir pessoas reais, e assim conseguir poupar dinheiro, ao mesmo tempo que aumenta a sua eficiência e velocidade de produção.
Dito tudo isto, esta não é a primeira vez que um estúdio quer aproveitar o mundo dos videojogos para ganhar dinheiro extra com anúncios publicitários. Aliás, esta é a forma mais normal de fazer dinheiro no lado do gaming mobile, e na realidade, a EA já anda a mexer com isso há algum tempo, visto que já tivemos um anúncio publicitário gigante em UFC 4, a apontar para a nova temporada de The Boys, a série da Amazon Prime Video.
Porém, a coisa foi tão óbvia, que os jogadores ficaram irritados, e claro, a EA viu-se obrigada a terminar a campanha no imediato.
Mas… Vamos ter uma nova tentativa! Agora com Anúncios Dinâmicos!
Mais concretamente, Andrew WIlson da EA já começou a dizer aos investidores que a empresa está pronta a entrar no negócio da insersão de anúncios inteligentes dinâmicos.
Mais concretamente, estamos a falar de anúncios que vão ser implementados em diferentes partes dos mais variados jogos, tendo em conta os hábitos do jogador, o seu histórico, e claro, os seus interesses. Algo que… Mete medo!
Em suma, está pronto a jogar UFC, ou EA FC, e no intervalo da modalidade levar com todo o tipo de anúncios? Ou talvez pior que isso, ver anúncios espalhados pela arena e estádio, que em nada estão relacionados com a realidade?
Talvez ainda pior, consegue imaginar carregar na pausa para ir à casa de banho, e quando voltar tem um anúncio em vídeo aos altos berros nas colunas da sua TV ou consola portátil? É este o futuro que nos espera!
Se isto resultar, mais estúdios vão adotar a estratégia. Disso pode ter a certeza.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Abusivo? Especialmente em jgos que já não são de todo “baratos”? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!