Veja como encontrar a porta OBD-II que tem no seu automóvel!

Os veículos modernos são verdadeiros computadores com sistemas geridos por hardware e software. Embora esta complexidade possa tornar as reparações mais difíceis para alguns mecânicos do antigamente, todos os automóveis vendidos na Europa desde 2001 vêm equipados com uma ficha conhecida como porta OBD-II (Onboard Diagnostics 2). Assim dá ao fabricante e ao proprietário acesso aos códigos que esses sistemas complexos sinalizam. Tudo para indicar um problema e por isso tem mesmo de a encontrar.

Veja como encontrar a porta OBD-II que tem no seu automóvel!

Se a luz de verificação do motor do seu veículo estiver acesa, pode aceder à porta OBD-II com um scanner adequado. Provavelmente, este pode fornecer-lhe um código que indica a localização do problema. Dado o conhecimento importante que a porta OBD-II fornece a si ou ao seu mecânico, é importante saber onde está localizada no seu veículo, caso necessite de aceder à mesma.

Depois a partir de 30 Euros pode comprar um leitor, por exemplo, na Amazon e saber tudo o que se passa com o seu veículo.

A localização da porta OBD-II varia consoante o fabricante, a marca e o modelo de um veículo. Abaixo estão alguns dos locais mais comuns para encontrar o conetor. Recomenda-se que, ao tentar encontrar a porta, tenha uma lanterna com muitos lúmenes por perto. A maioria destas áreas tratam-se e zonas pouco iluminadas no interior.

  • Por baixo da coluna de direção.
  • À esquerda ou à direita da coluna de direção, mais perto do painel de instrumentos.
  • No espaço para os pés do lado do condutor, na extremidade esquerda, perto do pedal de arranque, ou na extremidade direita, perto do túnel de transmissão.
  • Na zona dos pés do lado do passageiro, por baixo do porta-luvas.
  • Entre a transmissão e a consola central.
  • Perto dos controlos do sistema de entretenimento ou de navegação.

Estas são algumas das localizações mais comuns das portas OBD-II, mas não são certamente as únicas. Se tiver dificuldade em encontrar visualmente a porta num destes locais comuns, consulte o manual do proprietário para obter uma resposta definitiva sobre a sua localização.

Porque é que deve saber a localização no seu veículo

Como o custo de uma compra de automóvel aumentou significativamente nos últimos anos, um veículo é uma das maiores compras que uma pessoa média faz na sua vida. No caso infeliz de um problema saber a localização da porta OBD-II – que pode fornecer uma grande quantidade de informações sobre a saúde do seu veículo – é um investimento inteligente do seu tempo.

Uma vez conhecida a localização da porta, pode adquirir uma ferramenta de diagnóstico como referimos acima para ligar à porta OBD-II. Isto dá acesso aos códigos de problemas do seu veículo. Saber o que estes códigos significam pode ajudá-lo a tomar uma decisão mais informada. Por exemplo, se o problema é fácil de reparar ou se é necessário ir a um mecânico ou concessionário para o resolver.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também