Se utiliza o Google Chrome como browser de eleição, ou outro baseado no Chromium, deve certificar-se de que está a utilizar a atualização mais recente. A Google acaba de lançar um patch que corrige uma grave vulnerabilidade de dia zero. Assim não ignore este alerta que a Google tem para todos os utilizadores do Chrome.
Google tem um alerta para todos os utilizadores do Chrome!
Conforme relatado pelo Bleeping Computer, a Google lançou uma nota sobre uma atualização para o Chrome. A nota em questão diz que a empresa está “ciente de que um exploit para CVE-2024-4671 já existe”. Esta vulnerabilidade trata-se de um problema de alta gravidade classificado como uma vulnerabilidade “user after free”.
Um exploit user after free (UAF) é uma falha de segurança em que um programa continua a referenciar uma localização de memória dinâmica mesmo depois de a memória ter sido libertada. Essa memória libertada pode ser utilizada para armazenar dados diferentes ou ser utilizada por outro software. Assim um erro deste tipo pode ter consequências como a fuga de dados, a execução de código ou uma falha.
Esta vulnerabilidade especÃfica (CVE-2024-4671) parece estar ligada ao componente visual, que trata da renderização e da apresentação de conteúdos no browser.
Entretanto a correção está atualmente disponÃvel para Windows, Mac e Linux. Normalmente, o Chrome instala automaticamente actualizações com correcções de segurança. O mesmo acontece com os browsers baseados no Chromium, como o Edge e o Brave. Mas pode verificar se a correção está disponÃvel acedendo ao menu de três pontos > Definições > Acerca do Chrome.
De facto é realmente importante instalar-se estas atualizações, quer sejam de segurança ou não. É que se por um lado corrigem falhas importantes, por outro podem adicionar novas funcionalidades e até melhorar o desempenho.
Assim não perca mais tempo e atualize já o seu Chrome para poder navegar na Internet com toda a segurança e sem correr riscos desnecessários.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!