Uma coisa que não nos ensinam sobre a condução de um automóvel é que, para o fazer, é preciso ignorar as pequenas tentações. Quando se está a controlar uma enorme máquina podemos ter algumas tentações parvas como acelerar o motor ao máximo ou carregar em todos os botões do painel de instrumentos. Obviamente, não deve fazer nada disso, pois é mau para o seu carro e potencialmente perigoso para si. Mas há outras coisas que não deve fazer e nem sequer quem vai consigo. Por exemplo, o que acontece se alguém desligar a ignição enquanto conduz?
O que acontece se desligar a ignição enquanto conduz?
Se, hipoteticamente, rodassem o cilindro da ignição do seu automóvel para a posição de desligado e retirassem a chave, o motor do seu automóvel desligar-se-ia imediatamente.
Quando o motor é desligado, deixa de receber combustível da admissão. No entanto o combustível já existente mantém os pistões a bombear durante mais algum tempo. Assim empurra o automóvel para a frente até os pistões pararem. Além disso, o motor ou a bateria do seu automóvel não alimenta o volante e os travões, pelo que estes manteriam, pelo menos, um controlo parcial. Basicamente, se desligar o carro enquanto conduz, ele deixa de ser um carro e passa a ser uma carroça.
A propósito, se o seu carro tiver um comando sem fios que, por algum acaso, saia dos limites do carro, isso não afetará nada. A maioria dos automóveis que utilizam este tipo de sistema tem sistemas de segurança incorporados. Assim mantêm o automóvel a funcionar normalmente, mesmo que o comando se afaste demasiado ou se o botão de paragem for premido. Depois de desligar o automóvel, é necessário o comando para o voltar a ligar, mas essa é uma preocupação à parte.
Se, por qualquer razão, o seu automóvel se desligar completamente de repente enquanto está a conduzir, seja devido a uma falha mecânica ou por alguém ter decidido espontaneamente desligar a ignição, ainda pode sair de uma situação de perigo.
Se estiver na estrada, deve passar para ponto morto para que as rodas não dependam do motor. Depois disso, pode utilizar o volante e os travões para guiar cuidadosamente o movimento restante do carro para a berma da estrada, onde pode parar completamente. No caso de os travões bloquearem, ainda pode abrandar e parar por si próprio utilizando o travão de emergência do automóvel.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!