Caso não saiba, a Micron começou agora a enviar para as prateleiras um novo tipo de módulo de memória RAM de forma a ser possível atualizar a nova geração de portáteis agora a chegar ao mercado, como é o caso do Lenovo ThinkPad P1 Gen7.
Este módulo de memória RAM inclui chips LPDDR5X, capazes de ir até aos 7500MT/s. Números impressionantes, visto que são módulos extremamente fáceis de instalar, e além de que são também muito eficientes.
A memória RAM mudou como não mudava há anos!
Portanto, estes novos módulos têm o nome de LPCAMM2, e estão disponíveis tanto em capacidades de 32GB como também de 64GB. Capacidades que apontam logo para uma gama de preços altas. Ainda assim, ao ser uma memória que deverá aparecer apenas em modelos de portáteis “premium”, também significa que vai ter muita escolha e possibilidade de atualização para o futuro.
O que a torna única?
Bem, é a sua facilidade de instalação. Sendo também um novo tipo de memória RAM que vai anular a tendência de vender portáteis com quantidades fixas de memória. Utiliza três parafusos no módulo, que podem ser facilmente desaparafusados para remover a RAM e substituí-la por outro módulo semelhante. No entanto, o LPCAMM2 requer um novo socket na motherboard, o que provavelmente vai aumentar os custos dos portáteis que quiserem suportar a tecnologia, pelo menos por enquanto.
Além de tudo isto, a realidade é que estes módulos ocupam menos de metade dos módulos atuais. Por isso, as fabricantes podem ganhar espaço para outras coisas dentro do chassis do portátil.
Agora resta esperar para ver quantas fabricantes de computadores portáteis adoptam efetivamente o novo formato.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!