Circle to Search já está no iPhone mas não como pensa!

Os utilizadores do iPhone podem agora utilizar o Google Lens e os Atalhos do iOS para recriar uma das funcionalidades de IA mais populares do Android. Falo claro do Circle to Search, mas desta vez no iPhone.

Circle to Search já está no iPhone mas não como pensa!

Tal como partilhado pelo gestor de design do Google Lens, Minsang Choi, um atalho agora disponível pode agora “Pesquisar a sua captura de ecrã” nos iPhones e iPads. Assim pode tirar uma captura de ecrã e, em seguida, pesquisá-la automaticamente com a aplicação Google para iOS, dando-lhe quase a mesma funcionalidade.

No iPhone 15 Pro pode ter este atalho no botão Ação. Os telemóveis mais antigos, como o iPhone 14 Pro, terão de utilizar a funcionalidade de toque na parte traseira. Ou então um comando de voz para ativar o atalho. Com o toque na traseira, o telemóvel pode ser configurado para lançar o atalho quando se tocar duas ou três vezes.

Quando ativado, o atalho tira uma captura de ecrã e envia-a para o Google Lens para copiar rapidamente o texto, traduzir ou efetuar uma pesquisa visual e oferecer a possibilidade de adicionar mais informações.

Lançado originalmente com a gama Galaxy S24, o Circle to Search permite que os utilizadores selecionem elementos numa imagem ou página fazendo círculos em torno deles. O dispositivo transmite então essas informações à Google para o utilizador com base no que este pesquisou.

É pouco provável que a Google venha a partilhar a sua nova funcionalidade de assinatura com o iPhone.

Mas o Circle to Search e o Google Lens são relativamente semelhantes. Ambos utilizam o reconhecimento ótico de caracteres (OCR) para pesquisar uma imagem e transmitir informações relevantes aos utilizadores.

No entanto, o Circle to Search é muito mais inteligente. Funciona de forma uniforme em todos os dispositivos Android compatíveis. Isto com os utilizadores a necessitarem apenas de manter premido o botão home ou a barra de gestos e desenhar um círculo à volta do elemento em questão.

Embora o iPhone não disponha atualmente de funcionalidades sofisticadas de IA em comparação com os dispositivos mais recentes da Samsung e da Google, tudo isso parece mudar com o lançamento do iOS 18. Embora não saibamos tudo sobre a atualização, Mark Gurman a chamou de a maior atualização da história do iPhone, com rumores de muitas funções. São elas um Siri muito poderoso, acessibilidade melhorada, resumos de mensagens de texto e muito mais.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também