A Apple anunciou hoje os novos iPad Pro de 11 e 13 polegadas, no âmbito do seu evento especial “Let Loose”. O novo iPad Pro dá o salto para o chip M4, a próxima geração de silício da Apple, para um melhor desempenho. A Apple apresentou também o seu novo Neural Engine para realçar as capacidades de inteligência artificial.
Novo iPad Pro deu o salto para o chip M4 e é uma bomba!
Os novos tablets possuem ecrãs OLED, que oferecem um contraste e brilho mais ricos, alojados num novo design industrial mais fino que é significativamente mais pequeno e mais leve. Entretanto o modelo de 11 polegadas tem 5,3 mm de espessura e o de 13 polegadas tem 5,1 mm de espessura, o que, segundo a Apple, o torna no produto mais fino alguma vez criado.
O novo ecrã OLED do iPad Pro oferece até 1600 picos de brilho HDR, com destaques mais brilhantes e pretos mais profundos em comparação com os antigos painéis mini-LED. A Apple chama-lhe “ecrã Ultra Retina XDR”.
O componente do painel OLED é mais fino e mais leve, permitindo o novo design industrial geral. A Apple também está a oferecer uma opção de vidro com nano-textura antirreflexo pela primeira vez no iPad.
O chip M4 inclui um novo controlador de ecrã que ajuda a controlar o ecrã OLED, bem como os avanços de CPU e GPU que seria de esperar. A nova CPU de 10 núcleos oferece até 50% de desempenho da CPU em comparação com o iPad Pro M2 anterior. A M4 é construída com base num processo de fabrico de 3 nanómetros de segunda geração.
A nova GPU traz pela primeira vez ray tracing para o iPad, com um desempenho de renderização até 4 vezes mais rápido em comparação com o M2. O novo motor neural e os aceleradores de aprendizagem automática da CPU fazem do chip M4 um “chip extremamente poderoso para IA”, segundo a Apple.
Além disso, o novo design industrial melhora a temperatura do dispositivo em até 20%.
Tudo levando a um aumento geral de desempenho de 4x em comparação com a geração anterior do iPad Pro.
Entretanto a Apple também atualizou os módulos da câmara no novo iPad Pro. Tudo para obter melhores imagens, e um flash adaptável melhora a captura para tarefas de digitalização de documentos. Assim a câmara frontal desloca-se para a margem da paisagem, permitindo uma melhor perspetiva para as chamadas FaceTime.
O novo iPad Pro também é compatível com as novas versões dos acessórios Magic Keyboard e Apple Pencil.
O novo iPad Pro começa com 256 GB, um aumento em relação ao armazenamento de base.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!