Como deve saber, a Intel decidiu mudar a forma como dá nomes aos seus produtos em 2023, para algo mais moderno, e na realidade mais próximo do mundo mobile, daí a nova estratégia para nomes “Intel Core Ultra”. Pois bem, a AMD decidiu ir atrás, ao usar Ryzen AI HX de agora em diante.
Porém, ainda não sabemos se este nome vai ser para toda a gama Ryzen, ou apenas para os APUs focados no mundo mobile.
AMD decidiu ir atrás da Intel nos nomes. Boa ideia!?
Portanto, a começar com os novos APUs Strix Point, a AMD vai adotar o nome Ryzen AI HX, que muito honestamente… É uma coisa muito parecida ao Core Ultra da Intel. Porém, tem o potencial de ser uma estratégia de nomes bastante mais clara, visto que a gama Ryzen da AMD é uma autêntica confusão.
Por exemplo, os próximos processadores de topo da Intel e AMD vão ter estes nomes:
- Ryzen AI 9 HX 170
- Core Ultra 9 185H.
Entretanto, o primeiro portátil a dar uso a este APU da AMD é o ASUS Vivobook S 16 OLED, sendo assim capaz de aproveitar os 12 núcleos e 24 threads Zen 5, com uma frequência de 5.1 GHz. No lado do GPU, temos um iGPU AMD RDNA3 com 16 unidades de computação, sendo mais do que o suficiente para servir de base aos ecrã de 16” OLED com a resolução 3.2K (3200 * 2000), e capacidade de chegar aos 120Hz.
Quanto ao preço, este portátil deve chegar ao mercado entre os 1000 e 2000€, dependendo da configuração. Vamos ter alternativas muito similares, de outras fabricantes, na Computex 2024.
Antes de mais nada, o que acha destes nomes. Complicados só porque sim? Continuam confusos? Sabe o que está a comprar apenas e só pelo nome? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!