É mais difícil comprar um carro usado em Portugal!

O mercado automóvel Português é um autêntico caso de estudo, em que a % de compra de carros usados em muito ultrapassa a venda de carros novos. Aliás, se formos ver, a grande maioria dos carros novos nem são vendidos a pessoas normais como você ou eu, são vendidos sim para empresas. Esta última parte é especialmente verdade no lado dos elétricos, que têm (ainda) mais vantagens no lado fiscal se forem adquiridos desta forma.

No lado dos usados temos ainda de incluir a importação de carros, que está cada vez mais popular em Portugal, mas que também apresenta alguns riscos, tanto para o condutor que faz a importação, como também para o parque automóvel Português.

Caso não saiba, em média, a nossa frota tem mais ou menos 16 anos de idade. Temos carros muito velhos, pouco eficientes, e pouco seguros. É um descalabro! Mas, até no lado dos usados os preços estão a aumentar.

Carros Usados em Portugal: Já nem isto nos safa!

Portanto, em Portugal, os carros usados são quase sempre a solução, porque a grande maioria dos condutores não tem disponibilidade financeira suficiente para comprar carros novos. Porém, ainda assim, o preço dos carros usados voltou a aumentar em 2023, depois de já ter aumentado em 2022.

Até comprar um carro usado está a ficar demasiado caro.

Mais concretamente, em 2023 houve um aumento de 4.3%, enquanto em 2022 existiu um aumento de 16.7%. Ou seja, desde Julho de 2021 que os preços médios têm vindo a aumentar, algo que na altura foi consequência dos efeitos da pandemia, e agora, é consequência de uma procura que continua bastante alta face ao passado recente.

Vai aumentar mais?

É provável que não. Os preços têm vindo a estabilizar, o que se deve ao aumento da oferta de veículos, e claro, uma clara diminuição da procura por parte dos condutores que querem um novo veículo de 4 rodas.

O que vai acontecer nos próximos 2~3 anos?

Como deve saber, está a existir uma guerra de preços no mundo automóvel, mais concretamente no lado elétrico da coisa. Os preços vão descer de forma significativa a partir de 2025, à medida que todas as fabricantes avançam com a sua promessa de disponibilizar um carro elétrico realmente bom a 25 mil euros.

Se existirem elétricos “bons” a 25 mil euros, o resto do mercado tem de se adaptar. Por isso, vamos com toda a certeza ver mexidas nos preços, tanto no lado dos carros novos, como também no mercado de usados. Vai ser uma altura muito interessante de se viver se porventura for um entusiasta automóvel.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também