Mudar para um novo telemóvel Android não é uma experiência tão simples como deveria ser. Embora a Google tenha melhorado este processo ao longo dos anos, ainda há espaço para melhorias. Atualmente, ao configurar um novo telemóvel Android, pode restaurar os seus dados de outro telemóvel Android. Isto através de uma ligação com fios, sem fios ou através de uma cópia de segurança do Google One. Quer utilize uma ligação com ou sem fios, a transferência de dados pode demorar algum tempo. A Google parece estar a trabalhar numa solução para este problema. Assim vai ser muito mais fácil mudar para um novo smartphone Android.
Vai ser muito mais fácil mudar para um novo smartphone Android!
A mais recente novidade chega do AssembleDebug do Android Authority. Assim deu conta que a Google está supostamente a trabalhar num processo chamado “MultiTransportD2DTransport” para sua ferramenta de restauração de dados. Este novo método irá aparentemente acelerar a transferência de dados entre dois dispositivos que utilizam simultaneamente ligações sem fios e com fios.
Uma das linhas sugere que a Google irá aparentemente mostrar uma mensagem “Quer acelerar as coisas?” durante a migração de dados e informá-lo sobre “Copiar usando cabo e Wi-Fi para uma velocidade mais rápida”.
Além disso, a Google parece estar a trabalhar numa opção “Restaurar a qualquer momento”, que lhe permitirá migrar dados de um dispositivo antigo depois de ter configurado o seu novo telemóvel. De facto, esta é sem dúvida a grande novidade. Neste momento, só é possível migrar ficheiros e fotografias para o novo telemóvel durante o processo de configuração inicial; não existe qualquer forma de transferir os dados posteriormente.
Entretanto de acordo com a captura de ecrã partilhada os dados existentes no seu smartphone antigo serão combinados com o que já está no seu novo telefone, garantindo que não haja perda de dados. Mas aparentemente há um grande problema com a forma como a Google pretende implementar esta funcionalidade.
Só se pode migrar dados de um dispositivo que se tenha utilizado anteriormente para copiar dados. Qualquer definição que altere no seu novo telemóvel não será substituída pelo dispositivo anterior.
Ou seja, as coisas ainda não são perfeitas. Mas dada a facilidade com que a Apple facilita a migração de dados entre iPhones, esta é uma área em que o Google deve fazer algumas melhorias sérias.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!