YouTube Premium lança a função Jump ahead para mais pessoas

Em março, o YouTube começou a testar uma função a que chamou originalmente de “Jump ahead”. Na prática, em português, significa salto para a frente e está agora a disponibilizá-lo mais amplamente através de youtube.com/new para os subscritores Premium. É algo que pode dar muito jeito e que conta com a ajuda da inteligência artificial.

YouTube Premium lança a função Jump ahead para mais utilizadores

Depois de tocar duas vezes para saltar para a frente, verá um botão que o “leva para onde a maioria dos espectadores costuma saltar”. O botão “Saltar para a frente” aparece durante alguns segundos no canto inferior direito e desaparece se quiser avançar apenas 10 segundos.

Ao tocar no botão, aparece uma sobreposição “Saltar sobre a secção habitualmente ignorada” que é identificada pelo YouTube Premium, como “Controlos Premium”. O YouTube está a tirar partido da IA e dos dados de visualização para identificar o “próximo melhor ponto”.

Quando o YouTube apresentou esta capacidade pela primeira vez, há algumas semanas, surgiu como uma “experiência muito pequena” para a qual alguns utilizadores optaram automaticamente. Está agora mais amplamente disponível através da página youtube.com/new, embora esta só seja visível na versão mobile e não em todo o lado.

Só está disponível para a aplicação YouTube para Android nos EUA com vídeos em inglês. Não está “disponível em todos os vídeos” e o fator comum parece ser um grande número de visualizações. É necessário ser membro do YouTube Premium para ativar esta experiência hoje, com uma data de fim de 1 de junho, embora esta possa sempre ser prolongada.

Novidades nos anúncios

Entretanto na última chamada de resultados da Alphabet, Philipp Schindler, da Google, partilhou os resultados positivos de uma experiência de anúncios que a empresa tem vindo a realizar no YouTube.

“No primeiro trimestre, assistimos a um forte impulso com a introdução de um piloto de anúncios de pausa em televisores ligados. Um novo formato de anúncio não-interruptivo que aparece quando os utilizadores fazem uma pausa no seu conteúdo orgânico”, referiu Schindler.

Schindler prosseguiu, afirmando que os anúncios de pausa do YouTube estão a “gerar fortes resultados de aumento da marca”. Também “estão a obter preços mais elevados por parte dos anunciantes”.

formato de anúncios YouTube, YouTube jump ahead

Assim, uma vez que a Google está a ter uma opinião bastante positiva sobre os anúncios de pausa no YouTube, é bem possível que a empresa os implemente de forma mais alargada assim que terminar de recolher dados da sua experiência em curso.

O YouTube falou pela primeira vez sobre anúncios de pausa no ano passado, quando começou a testá-los em regiões seleccionadas. Na altura, a empresa disse que, ao fazer uma pausa num vídeo, este encolherá e aparecerá um anúncio ao lado.

Schindler não partilhou qualquer cronograma para quando os anúncios de pausa começarão a aparecer no YouTube, mas sabemos que chegam primeiro às smart TVs. A natureza destes anúncios, incluindo a sua duração, a possibilidade de saltar e muito mais, ainda não é clara. Também não sabemos se a Google planeia introduzir estes anúncios nas aplicações móveis do YouTube.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também