A Ferrari é sem sombra de dúvida uma fabricante automóvel que mais lendas do asfalto e Ãcones de quatro rodas produziu desde que começou a fazer das suas no distante ano de 1940. Porém, com a mudança dos tempos, esta velha mas ainda tão popular fabricante automóvel Italiana, tem agora o foco em manter a tradição, ao mesmo tempo que a mistura com tecnologia.
Se esta tecnologia for capaz de melhorar a performance e “feeling” de condução… Melhor!
Assim sendo, agora temos a apresentação do seu novo Ferrari 12Cilindri, o sucessor do 812 Superfast!
Tal como deve prever e como o nome indica, o novo 12Cilindri e 12 Cilindri Spider, andam à volta do seu incrÃvel motor de 12 cilindros. Um motor caracterÃstico, quase icónico desta fabricante, com um som reconhecido há mais de 20 anos.
Mas vamos a especificações concretas.
O novo motor de 6.5 Litros e 65 graus é a atualização mais recente do famoso F140 V-12 da Ferrari. Agora capaz de produzir 830 cv de potência à s 9.250 rpm, da forma mais pura, sem auxÃlio de turbos ou qualquer tipo de eletrificação.
Além da incrÃvel potência o motor é também capaz de produzir 678 nm de torque à s 7.250 rpm. Além disso, vai gritar até à redline definida pela empresa aos 9.500 rpm.
Em suma, temos aqui um motor que já provou o que vale, com um grande potencial com as atualizações certas da empresa. Aliás, um fato curioso é que mesmo sem a assistência hÃbrida ou eletrificada, a Ferrari conseguiu superar as regras das emissões.
Entretanto, para transmitir a potência para as rodas, a Ferrari desenvolveu uma caixa automática de 8 velocidades e dupla embraiagem montada na parte traseira. Com a promessa de ser 30% mais rápida que a caixa utilizada no Ferrari 812, um dos carros com mudanças mais rápidas de sempre.
Vamos aos números de performance!
Segundo a Ferrrari o novo 12Cilindri é capaz de ir dos 0-100 km/h em apenas 2.9 segundos, ou dos 0-200 km/h em apenas 7.9 segundos e superar os 340 km/h de velocidade máxima.
As novidades em performance são tudo graças à evolução da Ferrari que garanti a esta oferta tecnologia de controlo de tração, controlo de chassi e até um eixo de traz capaz de virar de forma independente cada roda.
No entanto, com a Ferrari tudo ou quase tudo tem um preço e este novo 12Cilindro ronda os 395.000€. Contudo, tal como é de esperar esta nova oferta com o motor V12 deve esgotar de forma célere, uma tradicional habitual para modelos com este motor na Ferrari.
Ademais, o que pensa sobre o motor V12 da Ferrari? Partilhe conosco a sua opinião sobre a nova atualização do motor e o novo modelo 12Cilindro nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!