É inegável que a Apple vai adotar algumas funcionalidades baseadas em Inteligência Artificial na sua próxima geração de aparelhos, que por sua vez, também deve ser baseada numa nova geração do sistema operativo iOS e iPadOS.
Mas, olhando com mais atenção para o iPhone, podemos perceber que a Apple quer fazer as coisas de forma diferente. Ou seja, enquanto a Samsung, Google, entre muitas outras fabricantes anda a apostar em IA na Nuvem, a partir de servidores poderosÃssimos, para oferecer coisas um pouco mais próprias de um futuro “mega inteligente”. A Apple quer fazer tudo a partir dos próprios chips do iPhone.
Isto significa que vão existir algumas limitações na força de processamento disponÃvel. Porém, isto também significa que a IA da Apple vai ser a mais rápida do mercado. Esta é a grande vantagem da Apple, servindo também como factor diferenciador.
Apple acredita que o iPhone vai ter vantagens no IA!
Portanto, no último relatório de contas, o CEO da Apple (Tim Cook) falou um pouco sobre o futuro dos produtos da empresa neste novo mundo dominado pela inteligência artificial. Claro que eventualmente vamos ver uma Apple com um motor IA similar ao Gemini da Google ou ChatGPT da OpenAI. Mas, por enquanto, a aposta vai ser mais simples, mais assertiva, e claro, assente na velocidade!
Bem, não só na velocidade, porque ao fazer com que todo o processamento seja feito no smartphone, e não num servidor, também existe uma outra camada de proteção que pura e simplesmente não existe quando o IA acontece fora do seu aparelho. A privacidade está garantida.
Em suma, vamos ter resumos de mensagens, artigos, e-mails, etc… Resumos de chamadas, calendarização inteligente, uma Siri muito mais inteligente, entre muitas outras coisas, a uma velocidade quase instantânea, em vez de ter de esperar pela resposta de um qualquer servidor.
Algo muito interessante! Porque apesar do potencial da tecnologia, ainda ninguém sabe muito bem o que a IA significa no grande panorama daquilo que é o mundo mobile.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!