Há algum tempo atrás, era quase uma certeza que o smartphone seria a máquina principal de videojogos para qualquer jogador, fosse este casual ou mais exigente. Afinal de contas, é um aparelho que anda connosco para todo o lado, tem uma capacidade de conectividade fora de série, e é também capaz de oferecer incríveis níveis de performance offline.
Porém, à medida que as apostas foram sendo feitas, começou a ser cada vez mais aparente que os utilizadores do mundo dos smartphones não estão dispostos a sacrificar bateria, ou a ficar offline, para jogar a partir deste dispositivo. Por isso, o mercado começou a mudar, curiosamente, de volta para as consolas portáteis.
Obviamente que não estamos a falar de consolas como o Game Boy, a Nintendo DS, e claro, nem sequer estamos a falar da Nintendo Switch. Estamos sim a falar de consolas como a Steam Deck, ROG Ally ou Lenovo Legion, que são na realidade um autêntico computador num formato de consola.
Este tipo de consola vai ser capaz de correr tudo, desde emuladores, a jogos feitos a pensar no Windows, e claro, todos os serviços de streaming já existentes, bem como outros que ainda não foram lançados. O conceito está cada vez mais interessante, ao ponto de existirem esforços por parte da Sony, e pelos vistos, também por parte da Microsoft.
Xbox Portátil: É cada vez mais uma certeza!
Portanto, enquanto a Sony até já lançou a PlayStation Portal que já é uma espécie de consola portátil que tem como base o serviço “Remote Play” do seu próprio ecossistema, tudo indica que a Microsoft, que é significativamente mais forte no lado dos serviços, quer também oferecer algo similar, mas capaz de ir mais além.
Ou seja, apesar do facto de a Sony também estar a trabalhar numa consola PlayStation Portátil mais a sério, tudo indica que a Microsoft quer lançar a sua própria consola, mais cedo, e claro, com capacidades notáveis para ser capaz de fazer tudo e mais alguma coisa.
A Microsoft sabe que está a perder gás no mundo dos videojogos, especialmente no lado do hardware e exclusividade de jogos. Por isso, quer lançar uma consola mais “aberta”, extremamente poderosa, capaz de tirar o partido máximo da subscrição Xbox Game Pass
A Microsoft quer aproveitar esta aposta, para levar os seus serviços de subscrição a ainda mais jogadores.
É uma aposta extremamente inteligente, numa altura em que o hardware vai começar a perder alguma da sua importância. Especialmente curioso, porque nesta altura do campeonato, é mesmo muito provável que as consolas Xbox já não consigam fazer mossa ao ecossistema PlayStation. Seja nesta geração, ou na próxima.
Curiosamente, uma nova funcionalidade agora a chegar às consolas Xbox já parecem mostrar o caminho para uma consola portátil. Visto que a partir de agora, as consolas da Microsoft vão ser capazes de memorizar várias redes Wi-Fi… Tal e qual como um qualquer produto mobile.
Dito tudo isto, acha que uma Xbox Portátil é o caminho? Com uma integração incrível ao ecossistema Xbox Game Pass? Claro, com acesso a Windows 11 e todas as aplicações que este Universo é capaz de oferecer a qualquer PC? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!