Existem alguns cheiros que podem sair do seu carro e representam muito perigo. Claro que também há aqueles que não apresentam qualquer problema. No entanto, a verdade é que há um cheiro em específico que se sentir no seu carro não pode ignorar! É que pode ser mesmo muito perigoso e no fim vai acabar por gastar muito dinheiro.
Perigo! Este é o único cheiro no seu carro que não deve ignorar!
De facto, os especialistas apontam para um cheiro que não pode mesmo ignorar. Isto porque tem impacto na eficiência do combustível do seu veículo e até para evitar deslocações dispendiosas à oficina.
Identificar os muitos cheiros diferentes que os automóveis produzem pode ser decisivo para se manter seguro ao volante e evitar reparações futuras mais dispendiosas. Mas tenha especial atenção a este.
Um cheiro a ovo podre indica frequentemente um problema no sistema de combustível devido a problemas como um conversor catalítico avariado.
Um catalisador com mau funcionamento pode resultar na fuga de sulfureto de hidrogénio não processado para o escape, reduzindo o desempenho do motor e, por sua vez, diminuindo a eficiência do combustível.
Os catalisadores avariados podem também criar mais poluição e danificar outros componentes do seu automóvel.
Isto é importante porque estes componentes incluem o sistema de escape do veículo, módulos de controlo e sensores de oxigénio.
Um sensor de oxigénio ajuda o computador do automóvel a calibrar corretamente a mistura ar-combustível. Uma combustão ineficiente devido a um sensor de oxigénio avariado pode levar a que o computador do automóvel receba informações incorretas, diminuindo a economia de combustível.
Curiosamente este problema está a tornar-se cada vez mais recorrente. Aliás as perguntas na Google relacionadas com o termo “o carro cheira a ovos” tem vindo a aumentar. O cheiro provém normalmente do escape de um automóvel e é também descrito como um cheiro a enxofre.
Entretanto há outros cheiros que também não deve ignorar
Borracha queimada
A causa mais comum de um cheiro a borracha queimada são os travões sobreaquecidos, o que pode acontecer devido a travagens bruscas frequentes no trânsito de pára-arranca ou em descidas.
Também podem sobreaquecer mais facilmente se as pastilhas de travão estiverem gastas. Por isso, preste atenção a um ruído de moagem que pode indicar pastilhas de travão gastas. Encoste num local seguro e desligue o motor se o cheiro for forte, e inspecione visualmente os pneus e os travões para ver se há sinais de danos ou sobreaquecimento.
Plástico queimado
Outro cheiro popular que pode indicar uma falha num veículo é o de plástico queimado. O cheiro a plástico queimado sugere frequentemente uma falha eléctrica no automóvel, como fios que estão a sobreaquecer ou um fusível queimado.
Os condutores que detectarem este cheiro devem encostar o carro assim que for seguro. Depois desligar o motor e levar o veículo a um mecânico para verificação.
Cheiro metálico
Um cheiro metálico proveniente do seu carro pode originar-se devido a alguns problemas. O primeiro é que os travões estão a sobreaquecer. Assim pode ser um sinal de aviso de que estão a trabalhar demasiado e podem potencialmente falhar.
Em casos graves, o cheiro a metal pode indicar problemas internos do motor, como o desgaste excessivo dos componentes do motor devido a baixos níveis de óleo ou a uma falha mecânica. Ignorar este cheiro pode levar à falha dos travões ou mesmo a danos no motor, por isso é melhor procurar ajuda profissional.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!