Primeira corrida de carros autónomos já aconteceu. Foi o caos!

Na teoria, um carro de corrida 100% autónomo deve ser capaz de fazer uma volta perfeita, em todas as voltas da corrida, devido ao facto de tudo ser feito através de algoritmos, que têm tudo em consideração, isto em vez de uma equipa de engenheiros e técnicos a darem instruções a um piloto.

Atenção, uma volta perfeita não significa que vão ser todas iguais, ou que vão ser todas extremamente rápidas. É preciso ter em conta a temperatura dos pneus, temperatura da pista, a força do vento e para onde sopra, se está sol ou chuva, quantidade de combustível a bordo, etc… Tudo coisas que as atuais equipas do desporto motorizado têm de gerir, sempre com algum erro humano à mistura.

Mas sabe o que tem piada? A corrida inaugural do campeonato A2RL, que até tivemos a oportunidade de ver um dos carros na GITEX 2023 no Dubai, foi uma festa de saídas de pista, rodopios e até acidentes.

Pensava que um computador seria superior a um Max Verstappen ou Lewis Hamilton? Esqueça isso!

Primeira corrida de carros autónomos já aconteceu. Foi o caos!

Portanto, como seria de esperar, o início desta modalidade teria sempre alguns problemas, algumas lombas para ultrapassar. Sendo exatamente por isso que os carros equipados por sistemas de computação, sensores e câmaras apresentaram problemas logo na qualificação, e apresentaram ainda mais problemas na corrida.

Estamos a falar de carros parados em pista só porque sim, despistes, ou curvas mal calculadas que também acabaram por resultar em tempos anulados e carros fora de pista. Curiosamente, num evento de Bandeira Amarela, em que é necessário abrandar, vários carros decidiram apenas parar para não ultrapassar o carro acidentado.

Isto mostra que a condução completamente autónoma ainda tem muita “sopa” para comer, ou seja, muito por onde evoluir. Curiosamente, isto também mostra a capacidade que um piloto profissional tem de controlar, e de se adaptar a vários ambientes diferentes.

Se por acaso já admirava entidades como Senna, Schumacher, Hamilton ou mais recentemente Max Verstappen. Bem, meta mais admiração nisso! Que nem tecnologia de ponta é capaz de fazer o mesmo que estes meninos fazem todos os fins de semana! Curiosamente, estes carros autónomos têm muito menos poder à disposição, visto que um carro de fórmula 1 tem mais de 1000 cavalos prontos no estábulo.

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também