Renault Symbioz? O que é isto? Bem, é um novo automóvel familiar, com um aspeto ultra-moderno, que se tenta situar entre o Captur e o Austral na gama da gigante Francesa Renault.
No fundo, é um carro mais virado para novas famÃlias, que querem ter 1 ou 2 filhos, e por isso precisam de espaço e flexibilidade num SUV bonito e compacto.
É assim um SUV pertencente ao segmento C, mas que curiosamente aposta apenas e só numa motorização a gasolina com o apoio da famosa eletrificação, isto em vez de fazer um all-in nas cada vez mais populares motorizações 100% elétricas.
Vamos por partes? É que já estivemos ao lado do novo Symbioz!
Renault Symbioz: Um carro estranho, mas com potencial!
Portanto, sou muito honesto, quando a Renault retira o véu ao seu Symbioz, fiquei a pensar… “Mas para quê? Para quem? Onde é que este automóvel se situa no mercado, especialmente dentro das próprias gamas da fabricante?”.
Pois bem, passado algum tempo, é fácil perceber qual é o objetivo da Renault com este automóvel. Especialmente porque este nome “Symbioz“, apesar de estranho, já foi utilizado uma vez pela Renault no agora distante ano de 2017, para identificar um protótipo futurista.
Ficou alguma coisa desse protótipo? Bem… Nem por isso! Porém, o foco no futuro e na tecnologia continua o mesmo de sempre.
Dito isto, situado entre o Captur e o Austral, o Renault Symbioz aparece quase 20 centÃmetros mais comprido face ao primeiro, e 10 centÃmetros mais curto face ao segundo, apresentando 4.41 metros de comprimento.
No fundo, este automóvel sente-se como um Scenic que troca a motorização 100% elétrica por algo mais normal, mais prático, e claro, muito mais barato. Vale a pena salientar que ainda não sabemos o preço do Symbioz, mas segundo a Renault Portugal, este vai estar entre o Captur e o Austral.
Por isso, tendo em conta que o Captur começa nos 20 mil euros e o Austral começa 34 mil euros, é muito provável que este automóvel seja algo muito interessante, capaz de lhe oferecer tecnologia, design, conforto, e claro, um preço apelativo.
Teto panorâmico super tecnológico!
Tal e qual como o Scenic, o Symbioz também vem com um tejadilho panorâmico opcional Solarbay, que com um toque ou um comando por voz, pode passar de transparente a opaco, de forma a proteger os ocupantes dos raios solares, calor ou frio. Saiba mais aqui.
Há espaço?
É um automóvel familiar, como tal, espaço é coisa que não falta. Eu, com 1m90 e 94kg, achei os bancos traseiros muito confortáveis, com espaço de sobra tanto para os joelhos como para a cabeça.
O mesmo acontece na bageira, com muito e bom espaço para aquilo que precisar.Â
Ajudas à condução?
A Renault não brinca neste campo, temos acesso com 29 ADAS (Sistemas de Ajuda à Condução), o que permite um nÃvel de condução autónoma nÃvel 2. É um carro moderno, bonito, mas acima de tudo… Seguro.
Motorização / Performance
Ainda não tivemos a possibilidade de conduzir o novo Symbioz, porém, trata-se do mesmo sistema hÃbrido E-Tech que a Renault já usa no Arkana (1.6 Gasolina 4 cilindros + apoio 2 motores elétricos, com bateria de 1.2 kWh – 145cv), isto ao mesmo tempo que se aproveita a plataforma CMF-B que já serve de base ao já mencionado Arkana, e claro, também ao Clio e Captur.
Dito isto, tendo em conta o seu peso, é de esperar alguma performance, dinamismo, e claro, alguma eficiência energética.
Disponibilidade?
Os preços, como mencionámos em cima, ainda não são conhecidos. Porém, a Renault Portugal já confirmou que as encomendas começam durante o Verão, e como tal, as primeiras unidades chegam a Portugal em Setembro.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!