Quando uma entidade governamental diz “conhecemos bem os perigos do TikTok”, já sabe que o caldo está muito provavelmente entornado. Assim, como é quase sempre o caso naquilo que acontece nos Estados Unidos, acaba também por acontecer por cá no Velho Continente, tudo indica que o TikTok pode também vir a ser banido da nossa região.
- Maastricht
TikTok também pode ser banido na Europa. E agora?
Portanto, depois do “ban” ao TikTok nos Estados Unidos, que ainda não está em pleno efeito, mas deu 9 meses à ByteDance para vender a plataforma a uma outra empresa dentro do mesmo ramo, tudo indica que a União Europeia pode estar a considerar tomar a mesma exata posição.
Ou seja, depois dos Estados Unidos, a UE também decidiu entrar na onda, ao investigar uma possível proibição da plataforma em vários países Europeus. Aliás, até a presidente da UE, Ursula von der Leyen, declarou que o TikTok não está a salvo de uma proibição. O TikTok já foi assunto num debate em Maastricht, com os principais candidatos dos partidos para as eleições Europeias de 2024.
Entretanto, tudo indica que a app já está sob investigação. Mas, como é óbvio, é ainda muito cedo para perceber se a UE vai seguir o mesmo caminho, ou se vai optar por algo mais ligeiro. Dito tudo isto, é inegável que a UE tem sido muito mais ativa na indústria tecnológica! Impedindo práticas anti-concorrência, como é o exemplo de tudo aquilo que tem sido feito à Apple (USB-C, mais lojas de apps além da App Store, etc…)
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? É um utilizador ativo do TikTok? Acha que não faz sentido banir apps? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!