Quando uma luz de aviso como a da bateria se acende e o carro parece estar a funcionar bem, temos tendência a tentar convencer-nos de que a luz se acendeu ao acaso. Mas quanto mais tempo conduzimos, maior é a preocupação. Todos os tipos de luzes no painel de instrumentos podem, por vezes, acender temporariamente. Isto depois de ligarmos o carro, o que muitas vezes não é motivo de preocupação. Se uma luz de bateria acendeu durante a condução e mesmo que não haja outros sintomas pode ser um motivo de preocupação.
Luz da bateria acendeu e não há outros sintomas? Então leia isto!
Pode ser frustrante quando uma luz de bateria não é acompanhada por outros problemas associados. Na maior parte das vezes, a luz é uma indicação de um problema com a bateria. Ou então com o sistema de carregamento, que se espera ser de menor importância. Estes podem incluir cabos da bateria soltos ou corroídos, um problema com o alternador ou o regulador de tensão, células ou cabos danificados com a bateria ou outro problema elétrico.
O que verificar
Quando estiver a conduzir e a vir acender, deve adotar a abordagem testar tudo e desligar tudo o que puder, o que pode estar a consumir energia e a agravar o problema.
Muitas vezes, nesta situação, o ideal é levar o carro a um profissional o mais rapidamente possível. Isto só por segurança. Mas, em vez disso, há alguns passos que pode dar para identificar e potencialmente aliviar o problema. O mais provável é que a luz da bateria esteja acesa devido a braçadeiras de cabos soltos. Nesta situação, é melhor consultar o manual do proprietário para obter quaisquer recomendações. Também calçar um par de luvas e apertar com uma chave inglesa normal ou uma chave de caixa. Também pode procurar sinais de corrosão junto à parte superior dos terminais da bateria. Parece-se com uma substância branca ou esverdeada e pode ser limpa com um produto de limpeza de baterias (ou bicarbonato de sódio e água). Isto seguindo as instruções do manual ou do kit de limpeza.
Outras opções incluem verificar se o alternador tem ligações soltas ou separadas, examinar a correia serpentina quanto a desgaste e testar a bateria com um multímetro. O que é importante lembrar é que, embora a luz da bateria nem sempre seja uma emergência, é uma indicação de que a bateria pode estar com tempo limitado.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!