Não é novidade para ninguém que a Microsoft está a perder a “guerra” da atual geração de consolas. Uma situação que apenas deve piorar, quando a Nintendo lançar a sua Switch 2 já no verão de 2024, enquanto a Sony também deve apostar numa versão Pro da sua PlayStation 5 em Outubro ou Novembro deste ano.
Porém, apesar da queda nas vendas, a Microsoft continua a fazer muito e bom dinheiro, agora com a ajuda da Activision.
Consolas Xbox continuam a cair. Mas Microsoft faz dinheiro!
Portanto, a Microsoft já partilhou com os acionistas os resultados para o terceiro trimestre do ano fiscal de 2024 (Janeiro até Março), onde se podem ver duas narrativas distintas, mas muito interessantes, relativamente ao esforço da gigante Norte-Americana no mundo dos videojogos.
Ou seja, a Microsoft Gaming está com maiores receitas, o que obviamente se deve à aquisição da Activision-Blizzard. Porém, ao mesmo tempo, as vendas das consolas Xbox continuam a cair de forma muito significativa.
Mais concretamente, as receitas da Microsoft Gaming subiram 51% face ao terceiro trimestre do ano fiscal de 2023, mas, 55% de todo o dinheiro que entrou veio da Activision-Blizzard. No lado dos serviços e conteúdo Xbox, a receita aumentou 62%, mas, 61 desses 62 pontos vieram da Activision.
No lado das consolas, as vendas das Xbox Series S e X cairam 31% ano após ano, com a Microsoft a admitir que é muito expectável esperar novas quedas nos próximos trimestres. Ou seja, se quisesse ver resultados positivos, teria de ir até ao inÃcio de 2022. As coisas estão mesmo más neste campo!
A Microsoft está numa encruzilhada, e vai ter de tomar opções!
É estranho, mas no lado dos videojogos, a Microsoft é hoje em dia uma das empresas mais lucrativas à face da terra. Porém, ao mesmo tempo, aquele que deveria ser o negócio principal, que é o lado Xbox da coisa, está a sofrer.
Aliás, é fácil perceber que apesar dos resultados globais positivos, a Microsoft está preocupada. Sendo exatamente por isso que anda a planear lançar mais jogos “exclusivos” no lado da Nintendo, e também no lado da Sony.
Esta geração de consolas vai durar até 2027 ou 2028. Como é que estará o mundo Xbox nessa altura? Pelo que podemos ver, vai estar mal… Muito mal. Começa a parecer que a geração é demasiado longa para as consolas Xbox.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!