iPhone vende bem, mas… Está a vender menos!

No ano passado, quando começaram a aparecer rumores de que o iPhone iria aumentar significativa de preço em todas as suas versões, nós dissemos… Normal! O iPhone vende sempre, seja diferente, seja bom, ou seja igual a todas as outras versões que já conhecemos e que já dominam o mercado desde o iPhone X.

É a mais pura das realidade! O iPhone é o “padrão” do mundo mobile, e na verdade, se formos olhar para o top 10 de aparelhos mais vendidos, vai encontrar 5 ou 6 aparelhos iOS a ocupar as primeiras posições dessa mesma tabela.

Porém, numa altura em que os smartphones estão cada vez mais caros, ao mesmo tempo que deixaram de inovar tanto, a verdade é que até o iPhone começa a sofrer com os efeitos da estagnação e saturação de mercado. Uma má notícia de proporções gigantescas para a Apple! Visto que o iPhone é o o produto mais importante da empresa, ao ser o único que vende quantidades suficientemente passivas para influenciar os números do relatório de contas.

Caso não saiba, o número de ativações do iPhone anda a baixa nos Estados Unidos, aquele que é o mercado mais importante para a Apple. É um mau sinal! Porém, é também um sinal de que algo tem de mudar.

iPhone vende bem, mas… Está a vender menos!

xiaomi, iphone
Xiaomi 14 Ultra ao lado do iPhone 15 Pro Max

Portanto, o número de ativações baixou de forma drásticas nos Estados Unidos, estamos a falar de uma queda de 33%, naquilo que é o número mais baixo dos últimos anos. Algo que poderia ser devido à baixa procura à volta do iPhone, mas que muito provavelmente tem outros fatores associados, como dissemos em cima.

Isto faz com que tudo aquilo que os analistas andaram a dizer comece a fazer algum sentido. Ou seja, se o iPhone 16 não for realmente muito diferente, a Apple pode vir a sofrer.

O que está a acontecer?

Num mundo em que o dinheiro não abunda, e por isso é preciso para outras coisas mais importantes, algo que se deve muito à inflação dos últimos 1~2 anos, a Apple começa a sofrer um pouco com a concorrência Android, que agora comanda 2 terços das ativações no mercado Norte-Americano.

O que claro está, não é uma comparação justa, porque no lado Android existem alternativas para todos os gostos e carteiras, isto enquanto a Apple se foca nas gamas mais Premium do mercado. Porém, é também uma janela para uma nova realidade! A Apple precisa de ter atenção nos preços, ou então oferecer produtos mais amigos da carteira, como pode ser o caso do futuro iPhone SE 4.

Os consumidores, mesmo aqueles que preferem aparelhos super topo de gama, também já não trocam de aparelho tantas vezes. Ou seja, quem antigamente trocava de iPhone todos os anos, ou de 2 em 2 anos, está agora a fazê-lo de 3 em 3, ou 4 em 4.

O mercado mudou!

Felizmente, à medida que os preços dos smartphones aumentaram, a sua durabilidade também aumentou.

Porém, o aumento de performance e implementação de funcionalidades baixou a um ritmo discutivelmente ainda mais rápido.

Se as coisas não mudam… Porquê tocar de smartphone?

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também