A Samsung introduziu várias funcionalidades baseadas em IA com o Galaxy S24. A Samsung chamou ao Galaxy S24 o seu primeiro smartphone com IA. De facto, é a primeira marca de smartphones a apostar fortemente na IA, tendo em conta o boom. E a Apple seguirá em breve a Samsung, mas a sua abordagem de IA no iPhone será um pouco diferente em comparação com a sua rival sul-coreana.
Apple terá abordagem diferente da Samsung para a IA no iPhone
De acordo com uma informação de Mark Gurman, as funções de IA em iPhones chegam alimentadas inteiramente por um Large Language Model (LLM) desenvolvido pela Apple. Assim todo o processamento de IA acontecerá no dispositivo. Podemos esperar que a Apple comercialize fortemente os benefícios de privacidade e velocidade do uso do processamento de IA no dispositivo. Essas funções de IA serão lançadas com o iOS 18 e serão apresentadas durante a WWDC 2024.
Embora a IA no dispositivo tenha benefícios de privacidade e velocidade, ela não é tão poderosa quanto o processamento de IA oferecido por servidores dedicados na nuvem. No entanto, é possível que a Apple apenas introduza funcionalidades de IA que funcionem bem com o processamento de IA no dispositivo. Por exemplo, poderia oferecer melhores respostas automáticas e pedidos da Siri.
Isto difere da abordagem da Samsung de utilizar uma mistura de funcionalidades de IA no dispositivo e na nuvem.
A Samsung utiliza uma mistura do seu próprio LLM e do Gemini da Google para o processamento de IA. Os utilizadores têm a opção de processar os dados de IA localmente no dispositivo com uma simples alternância. Como se viu no Galaxy S24 e em telemóveis mais antigos que receberam o One UI 6.1 com funcionalidades de IA, algumas funcionalidades são rápidas, enquanto outras são lentas, dependendo da carga de trabalho e da complexidade.
Embora a Apple não tenha revelado qualquer funcionalidade de IA que possa chegar com o iOS 18, poderá trazer uma melhor tradução de idiomas. Também uma correção automática mais fiável durante a escrita e funcionalidades avançadas de edição de imagens. Há algumas semanas, soube-se que a Apple estava em conversações com a Google sobre a utilização do Gemini para potenciar algumas funcionalidades de IA no iOS 18. No entanto, não está claro se esse acordo se firmou ou não.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!