O Google Messages vem incluído por defeito em vários smartphones Android disponíveis atualmente. Tal como a maioria das aplicações de mensagens, o Messages também sofre alterações ocasionais, como a recente e algo controversa renovação da interface da câmara na aplicação. Agora, deparamo-nos com outra funcionalidade nova e em desenvolvimento do Google Mensagens relacionada com o controlo parental.
Controlo Parental vai chegar ao Google Mensagens! Veja como
Primeiramente detectado pelo conhecido AssembleDebug, a último beta do Google Mensagens 20240416_00_RC01 inclui flags que permitem ativar o controlo parental para conversas (via PiunikaWeb). A fonte afirma que esta funcionalidade já está a ser trabalhada há algum tempo. No entanto só agora conseguiu activá-la agora através da ativação de algumas flags não especificadas). Os detalhes sobre o processo de configuração são escassos. No entanto as capturas de ecrã correspondentes mostram como o conteúdo das mensagens será ocultado.
Ao abrir uma conversa individual ou de grupo restrita, aparece uma conversa em branco com as palavras “Para enviar, peça a aprovação dos seus pais”. Entretanto, a lista de conversas também não revela o conteúdo das mensagens, pedindo à criança que obtenha a autorização dos pais ou do tutor. O PiunikaWeb refere que estes controlos parentais podem-se aplicar tanto a conversas SMS normais como a conversas RCS.
Não há muita informação sobre como os utilizadores podem ativar o controlo parental avançado para as Mensagens Google. Mas, como prevê o PiunikaWeb, é provável que se integre na aplicação Family Link atualmente disponível. Lembro que oferece controlos parentais extensivos em todo o ecossistema Android, incluindo a capacidade de ver onde os seus filhos estão num mapa ou definir limites de tempo de ecrã.
Uma vez que esta funcionalidade ainda se encontra em desenvolvimento, suspeitamos que poderá demorar algum tempo até que chegue aos utilizadores da aplicação Mensagens em todo o mundo. No entanto, é uma inclusão muito necessária para a aplicação, dado que as mensagens são uma parte fundamental das nossas vidas atualmente. Com isto em mente, dar aos pais a opção de saberem a quem os seus filhos estão a enviar mensagens de texto, ao mesmo tempo que escondem conversas específicas da sua vista, é um bom começo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!