Novo Dacia Duster: Já temos primeiras impressões!

Hoje em dia, apesar de já não ser uma marca assim tão nova quanto isso no mercado Europeu, a realidade é, quando se pensa em Dacia, a cabeça dos condutores ainda foge muito para a mentalidade do “é barato porque não presta!”, ou melhor, “não presta porque é barato”.

Apesar de nunca ter sido proprimente má, e por isso ter conseguido crescer da forma que cresceu, é verdade que a qualidade de construção não era a melhor nas primeiras unidades a chegar à Europa, porque o foco estava primeiro no preço, e depois em tudo o resto. Mas, nos últimos anos, é inegável que a marca mudou, foi capaz de evoluir, e está cada vez mais interessante graças a uma forte aposta do Grupo Renault.

Uma aposta muito focada na adoção de tecnologias modernas, sejam elas de lazer ou para ajudar na condução, muitas vezes até superiores aquelas que podemos encontrar num carro de marcas Premium. Por exemplo, o meu carro que veio das linhas de uma marca Alemã Premium não tem Android Auto ou Apple CarPlay sem fios, mas qualquer Dacia moderno traz isso por defeito.

Mais concretamente, a Dacia já não depende apenas e só de plataformas ou componentes antigos da gigante Francesa! Sendo agora capaz de percorrer o seu próprio caminho, com a sua própria filosofia de design, e claro, propostas extremamente aliciantes para quem quer um bom carro, mas nem por isso está disposto a gastar uma fortuna.

Aliás, um Dacia moderno, num mercado como o nosso, em que o parque automóvel tem uma idade média de mais ou menos 15 anos, é uma autêntica nave espacial cheia de tecnologia até à ponta dos cabelos.

O novo Duster é um perfeito exemplo disto mesmo.

Novo Dacia Duster: Já temos primeiras impressões!

Portanto, a convite da Dacia Portugal, tivemos a oportunidade de experimentar o novo Dacia Duster em Málaga (Espanha), sendo possível tirar a limpo todas as promessas que a fabricante fez na altura da apresentação do automóvel aos jornalistas, e aos condutores.

O que mudou?

Bem, no campo da condução, ainda não podemos avançar muito. (Mas temos surpresas a caminho!)

Mas, no campo da qualidade de construção e design, temos aqui muito mais sumo por cada euro investido na compra. O novo Duster é um carro bonito! Mais concretamente, grita confiança, e por isso, está lentamente a perder aquela imagem de “carro barato” que sempre definiu e continua a definir a Dacia.

Dimensões

Claro que continuamos a ter um interior com muito plástico. Algo quase obrigatório para tentar manter os preços apelativos para todos os modelos disponíveis do automóvel. Porém, não são plásticos baratos “duvidosos”. O carro é robusto, é confortável, e parece ser o automóvel mais bem construído da marca até aqui.

Temos também muita tecnologia à mistura!

Temos câmaras à frente, atrás, nas laterais, sensores, aviso de linhas, leitura de sinais na estrada, limitador automático de velocidade, um sistema de entretenimento completamente renovado com ecrãs à nossa frente e também no centro da consola.

Uma implementação tecnológica que segue a linha correta. Ou seja, continuamos a ter uma mistura entre Touch e Botões físicos. Esta é a filosofia mais correta, e por isso mesmo, é um ponto muito positivo para a Dacia.

Afinal de contas, meter botões touch, ou meter tudo no sistema de entretenimento… É uma forma muito fácil de poupar alguns euros no processo de desenvolvimento e produção de qualquer automóvel.

Conclusão

Temos de esperar por um ensaio mais a sério para dar uma conclusão também ela mais a sério. Mas, pelo que vimos… Este Dacia Duster tem tudo para dar cartas em vários mercados, onde temos de salientar o Português.

Quanto à sua chegada e preços, as primeiras unidades chegam a Portugal em Junho. Mas, se quiser, já pode configurar e comprar o seu novo Duster em qualquer concessionária.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também