Independentemente do que dizem os críticos, o Waze continua a evoluir e o recente anúncio da maior atualização de funcionalidades em anos prova que a Google ainda não tem planos para o fundir com o Google Maps.
Waze recebe a maior atualização em anos e isto tem de estar lá!
O Waze continuará a funcionar de forma independente, e isto é uma boa notícia em todas as frentes. Em primeiro lugar, o facto de o Waze não se fundir com o Google Maps significa que os utilizadores terão mais opções.
Em segundo lugar, a Google pode aumentar a sua presença no espaço automóvel utilizando mais do que apenas uma aplicação. O Google Maps e o Waze parecem soluções semelhantes, mas são coisas diferentes. O último concentra-se exclusivamente na navegação de trânsito. O seu motor de crowdsourcing permite que os utilizadores enviem relatórios de trânsito e alertem outros condutores para perigos, incluindo acidentes, faixas de rodagem bloqueadas, atropelamentos e armadilhas de velocidade.
A empresa, propriedade da Google, anunciou recentemente uma grande atualização. Assim inclui avisos sobre lombas e curvas apertadas. Também mais informações de navegação em rotundas e outras vantagens que garantem a sua posição como a melhor alternativa ao Google Maps.
Apesar de aplaudir os esforços do Waze, uma vez que todas estas características são há muito solicitadas pela base de utilizadores, a empresa deve continuar a trabalhar para acrescentar novas funcionalidades. As três características que se seguem não só são pedidos populares, como também se alinham com o objetivo principal do Waze de tornar a estrada mais segura e mais previsível. Ou seja, preparando o condutor para o que acontece à frente no percurso.
Zonas escolares
A equipa do Waze já confirmou que planeia adicionar o suporte para zonas escolares à aplicação. No entanto nunca foi fornecida uma data de chegada prevista.
Seja como for, é fácil perceber porque é que a funcionalidade melhoraria muito a segurança do trânsito, embora não seja fácil adicionar essa capacidade. O Waze tem de encontrar uma forma de adicionar zonas escolares com definições de férias para que a aplicação deixe de gerar alertas quando a zona não está ativa.
Crianças a brincar na rua
Estamos em 2024 e a maioria das crianças está agora viciada em telemóveis e tablets. Mas, acredite ou não, ainda há crianças que gostam de brincar ao ar livre com os seus brinquedos e tudo o resto.
As crianças que brincam na rua (ou na berma da mesma) são comuns em bairros tranquilos onde o trânsito é normalmente ligeiro. No entanto, o objetivo do Waze é encontrar uma rota mais rápida para o destino. Assim a aplicação sugere qualquer estrada com pouco trânsito que possa reduzir o tempo de chegada ao destino.
Incluindo estradas residenciais tranquilas onde pode encontrar crianças a brincar em frente à casa ou na rua.
Há muito que o Waze é criticado por direcionar o tráfego pesado para estas ruas estreitas, mas dado o seu foco, a aplicação não pode evitar certas estradas (a menos que seja especificamente exigido por funcionários locais ou autoridades de trânsito). Por conseguinte, avisar os condutores da presença de crianças a brincar na rua é um método para colmatar esta lacuna, uma vez que todos precisam de um trânsito mais seguro e de uma menor probabilidade de acidentes.
Estatísticas de viagem fazem parte da grande atualização do Waze
Se é um antigo utilizador do Google Maps que migrou para o Waze, uma das funcionalidades de que mais sente falta é provavelmente o resumo da viagem apresentado quando chega ao destino.
O Google Maps apresenta estatísticas essenciais da viagem, como o tempo total passado na estrada quando se chega ao destino. O Waze já confirmou que está a trabalhar numa funcionalidade deste tipo, provavelmente emprestada do Google Maps, embora a empresa não tenha partilhado uma data prevista para o seu lançamento aos utilizadores.
Entretanto, quando se chega ao destino com o Waze, a aplicação pára a navegação sem apresentar quaisquer estatísticas no ecrã.
O Waze está agora a dar os últimos retoques na sua atualização replate de novas funcionalidades. Entretanto espera-se que os utilizadores recebam o maior pacote de melhorias nas próximas semanas. O Waze prometeu que o lançamento começaria no final de abril. Assim mantenha-se atento à próxima atualização para receber avisos de lombas, notificações de curvas acentuadas. Também a orientação melhorada para rotundas com informações sobre a faixa de rodagem e detalhes de saída e portagens.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!