Reportar a polícia no Waze funciona melhor que um radar!

A opção de relatar a polícia no Waze continua a causar controvérsia. Mesmo no mundo da aplicação da lei, onde os agentes têm opiniões diferentes sobre a funcionalidade.
Enquanto alguns acreditam que reportar a polícia no Waze apoia o seu objetivo de obrigar os condutores a abrandar, pelo menos durante o período de aplicação da lei, outros acreditam que marcar a sua localização ajuda os criminosos e os condutores com problemas. Mas afinal em que ficamos?

Reportar a polícia no Waze funciona melhor que um radar!

Esta questão não é assim tão linear como isso. Alguns agentes pediram aos utilizadores que os fixassem no mapa. Mas outros explicaram que isso poderia eventualmente ajudar um criminoso a tentar evitar os pontos de controlo da polícia.

Foi no Canadá que a polícia regional de Waterloo, afirma que a opção de comunicação à polícia pode efetivamente ajudar. Isto porque o seu objetivo é fazer com que os condutores abrandem. Os carros da polícia na estrada têm o mesmo objetivo, uma vez que a sua presença no trânsito não se destina necessariamente a multas por excesso de velocidade, mas sim a aumentar a segurança rodoviária.

Waze semáforos, WhatsApp opções, Reportar a polícia no Waze

Por isso, o sargento Scott Griffiths diz que o Waze ajuda a aumentar a visibilidade da polícia. Também a aplicação proactiva da lei. Em simultâneo dá aos condutores uma maior consciência da sua velocidade.

No entanto, Griffiths sublinhou que o Waze só deve ser utilizado com comandos de voz.

É que que utilizar o telemóvel enquanto se conduz pode dar origem a uma multa!

O Waze é fornecido com integração de comandos de voz. Como tal se não for possível enviar um relatório com o toque (se o veículo estiver em movimento), pode utilizar o sistema mãos-livres e continuar a controlar a aplicação.

Entretanto, o Waze continua a oferecer a opção de relatar a polícia enquanto lhe for permitido fazê-lo. A funcionalidade está disponível em todo o mundo, com apenas algumas excepções em países que aprovaram regulamentos específicos para impedir que as aplicações de navegação, incluindo o Waze, revelem a localização dos postos de controlo da polícia no mapa. Um desses países é a França, onde uma lei aprovada há alguns anos exigiu que o Waze removesse a opção de localizar a polícia no mapa para os utilizadores locais.

O Waze não é a única aplicação com uma opção de notificação da polícia. É que o número de aplicações com capacidades semelhantes continua a aumentar. A Apple seguiu as pisadas da Google com uma atualização semelhante para o Apple Maps. Assim todos os iPhone têm agora uma aplicação de navegação que permite aos utilizadores identificar radares de trânsito no mapa.cidade.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também