Como deve saber, a Apple fez um investimento incrível nas linhas da TSMC no ano passado, e também durante este ano de 2024. Afinal de contas, a Apple continua a ser a única grande fabricante à face da terra a ter acesso às linhas de 3nm, que claro, são as mais avançadas, e por isso mesmo, as mais capazes de oferecer chips mais poderosos e mais eficientes.
Um investimento que se deverá repetir já nos próximos meses, visto que a Apple tem todas as intenções de fazer o mesmo com as novas linhas de 2nm da TSMC. Ou seja, a Apple vai voltar a ter 1 ano, ou até mais algum tempo que isso, a usufruir a 100% das vantagens das linhas de produção mais recentes da indústria.
Afinal de contas, o iPhone 16 Pro já vai ter equipado por um SoC Apple A19 Pro de 2nm.
Apple: iPhone com processador de 2nm já em 2025!
Portanto, como deve saber, é esperado que a Apple lance os seus novos iPhone 16 em Setembro! Todos eles baseados em SoCs de 3nm, com um novo Apple A18 Pro para os iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max, isto enquanto os modelos base deverão contar com um Apple A18 um pouco mais limitado face à versão Pro.
Mas, a realidade é que a Apple já olha para aquilo que vem a seguir.
Ou seja, os novos iPhone 17 Pro e Pro Max já deverão dar uso a um SoC inovador, mais eficiente, mais poderoso. Muito provavelmente com muitas e boas capacidades de inteligência artficial.
O novo Apple A19 Pro deve ser baseado nas linhas de 2nm da TSMC, que ao que tudo indica, estão a cumprir todos as metas temporais. A produção em massa está para breve!
Aliás, além das linhas de 2nm inaugurais, a TSMC também já está a trabalhar num processo melhorado com o nome de “N2P”. Bem como naquilo que vem a seguir, as linhas A14 (1.4nm).
O que muda com os 2nm?
De forma muito resumida, é esperado que a densidade de transístores aumente de forma muito significativa. O que deve resultar em mais 10~15% de performance, e também num aumento de 25~30% no campo da eficiência energética.
Como dissemos em cima, é muito provável que a Apple seja dona e senhora deste processo de produção durante 1~2 anos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!