Nem os discos rígidos se safam da IA. Preços a subir!

Não é novidade para ninguém que a loucura da Inteligência Artificial mudou a forma como os produtos são feitos, e vendidos. Ou melhor, trouxe um novo tipo de procura que pura e simplesmente não existia há alguns anos atrás.

Isto significa aumentos de preço na memória RAM, nas placas gráficas que são o componente mais importante do mundo IA, e claro, também nos preços dos chips que dão vida ao armazenamento SSD.

Porém, de forma muito curiosa, a exigência no lado do armazenamento é tanta, que até os velhos HDD (Discos Rígidos) ganharam uma nova vida. Ou melhor, um novo aumento de preço!

Nem os discos rígidos se safam da IA. Preços a subir!

hdd

Portanto, como dissemos em cima, a procura por tudo aquilo que é IA trouxe novos aumentos de preço. Mas, provavelmente ninguém iria dizer que este aumento de procura iria também afetar os velhos mas ainda bem vivos HDD. Aliás, a procura tem sido tanta, que as principais fabricantes deste tipo de produto têm sofrido com falta de stock, o que por sua vez inflaciona os preços finais.

Afinal de contas, a Western Digital, uma das maiores fabricantes de HDD, já veio a público confirmar que está a ter problemas para dar resposta a toda a procura por SSDs e HDDs. O que por sua vez já resultou num aumento de preço à volta dos 20%, que claro está, a continuar assim, rapidamente é um número que deve subir de forma ainda mais significativa.

Mais concretamente, depois dos primeiros aumentos entre os 10~20%, é agora esperado que os preços continuem a subir entre 5~10% no segundo trimestre de 2024.

Uma situação curiosa, porque estas mesmas fabricantes cortaram na produção no final de 2023, de forma a tentar contrariar a queda de preços massiva neste mercado. Entretanto, como deve imaginar, estas mesmas fabricantes não estão muita pressa de aumentar o volume de produção.

Isto de forma a deixar que os preços continuem a aumentar!

O que por sua vez deverá aumentar a percentagem de lucro em cada unidade vendida. Dito tudo isto, a realidade é que a grande maioria dos consumidores já não tem um grande interesse por discos rígidos tradicionais. Isto é um problema para a indústria, e para o mercado empresarial. Não para si.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também