O mundo dos automóveis elétricos está a entrar numa autêntica fase de caos, em que algumas fabricantes têm de decidir se querem entrar numa gigantesca guerra de preços, ou preferem manter os seus preços altos, ao oferecer alternativas mais premium, ou seja, mais luxuosas.
Dito isto, é esperado que várias fabricantes lancem pelo menos um modelo elétrico mais amigo da carteira nos próximos tempos, como é o caso da Renault com o R5, ou da Volkswagen com o ID.2. Como seria de imaginar, também era esperado que a Tesla fosse com tudo para essa guerra, ao lançar um muito badalado Tesla Model 2.
Porém, segundo a Reuters, esse plano está em perigo, para dar a vez a um outro projeto um pouco mais estranho, focado no futuro… O projeto dos Robotáxi.
Tesla: Não lançar um Model 2 seria um erro crasso!
Lançar ou não um Tesla Model 2 de 25 mil euros, eis a questão!
É uma questão que tem de ser respondida o quanto antes.
Porém, segundo a Reuters, a vontade da Tesla não é lançar um veículo mais compacto, mais barato, e com margens mais baixas.
Tudo porque a forte concorrência por parte das cada vez mais poderosas, e numerosas, fabricantes Chinesas obrigaria a Tesla a baixar demasiado os seus preços.
Por isso, Elon Musk pode querer mudar toda a sua força de produção que deveria dar vida ao Tesla Model 2, para o projeto robotaxi. Aliás, Musk anunciou que o mundo adiado robotáxi vai ser apresentado no dia 8 de Agosto, sendo esperado que este veículo use a mesma exata plataforma que deveria servir as encomendas do Tesla Model 2.
Porém, segundo os investidores, este é um projeto interessante sim, mas sem grande impacto no imediato. Até porque não existe ainda uma legislação clara a uma escala global.
Em suma, a condução autónoma é, por enquanto, algo para o futuro. O mercado quer algo imediato.
Os condutores querem um Tesla Model 2 nas estradas!
Aliás, há quem diga que se porventura a Tesla desiste do Model 2 para o Robotáxi, isto seria um tiro no pé sem precendentes na indústria.
Isto porque, segundo vários analistas, o 60% do crescimento da Tesla nos próximos anos está associado ao sucesso do Model 2. Uma vez que este automóvel iria com toda a certeza iniciar um outro ciclo de adoção em massa de carros elétricos nos mercados desenvolvidos.
Entretanto, os analistas estão atentos aos próximos resultados fiscais da Tesla- De forma a conseguirem ter mais alguns indícios daquilo que pode ou não acontecer ao Model 2.
Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!