As motas são mesmo mais perigosas do que os carros?

Há uma razão, para além da aparência, para os motociclistas se equiparem em pele e Kevlar antes de se fazerem à estrada. Eles sabem o que os dados de segurança comprovam: para além de manterem os motociclistas confortáveis face aos elementos, o uso de equipamento de condução adequado em todas as ocasiões – especialmente capacetes – aumenta as hipóteses de sobreviver a um acidente. Mas na prática será que as motas são mesmo mais perigosas que os carros?

As motas são mesmo mais perigosas do que os carros?

Mesmo assim, em comparação com as pessoas que conduzem automóveis, os condutores de motociclos correm um risco muito maior de morrer num acidente. Dados internacionais revelam que o número de mortes relacionadas com motociclos foi 26 vezes superior ao número de mortes relacionadas com automóveis.

Os automóveis e as motas partilham algumas semelhanças. Circulam nas mesmas estradas, podem ser igualmente potentes e ambos podem deslocar-se rapidamente. Mas as motas têm algumas diferenças importantes que os tornam inerentemente mais perigosas.

motas são mais perigosas

Qualquer motociclista dir-lhe-á rapidamente que a perícia e a inteligência são fundamentais para se manter vivo e inteiro. E as estatísticas não distinguem os motociclistas irresponsáveis dos responsáveis. Mas todos os motociclistas começam com algumas desvantagens. Como têm duas rodas em vez de quatro, o equilíbrio e as capacidades de condução do condutor – incluindo reflexos rápidos – desempenham um papel mais crítico.

Para além disso um motociclista conduz ao ar livre, em vez de estar dentro da gaiola de aço da estrutura de um automóvel. A sensação de liberdade que daí resulta torna as motas tão apelativas para tantas pessoas, mas também acarreta riscos. E como as motas são mais difíceis de ver do que os automóveis, é mais provável que sejam atingidos por outros condutores. Sem a proteção estrutural de um automóvel, um motociclista envolvido num acidente tem mais probabilidades de sofrer ferimentos graves ou fatais.

É difícil uma proteção total

Entretanto, mesmo quando os fabricantes de automóveis desenvolvem novas tecnologias para tornar os automóveis ainda mais seguros, os fabricantes de motociclos têm menos opções. As características dos motociclos, tais como espelhos com campos de visão maiores, faróis mais brilhantes e airbags para motociclos, podem ajudar a reduzir o risco de um acidente ou a gravidade de um ferimento. Mas, em geral, as motas não são comercializadas como sendo mais seguras do que o modelo do ano anterior ou o modelo da concorrência, e não possuem as características de segurança tecnológicas disponíveis nos automóveis novos. Os condutores de motociclos não têm tempo para verificar uma câmara de visão traseira, por exemplo. Os motociclistas não se podem dar ao luxo de se distraírem com um aviso de afastamento da faixa de rodagem.

O simples facto de se sentar num motociclo exige perícia e uma condução atenta. Mas os condutores de motociclos enfrentam perigos fora do seu controlo – e aceitam esse risco sempre que montam uma mota.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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