Ir ao Google, ou fazer uma pesquisa no Google se quiser utilizar um Português mais correto, é algo que faz parte da nossa vida há décadas. Aliás, é uma popularidade e um nível de confiança que fez com que esta empresa se transformasse numa gigante de proporção quase inacreditáveis, que até é capaz de dominar o mundo dos smartphones, e em de certa forma, muito do conteúdo que consumimos na Internet.
Mas… Consegue imaginar pagar para fazer uma pesquisa? Isso já seria demasiado? Ou não?
Pesquisas Google podem começar a custar dinheiro!
Portanto, como deve saber, o mundo da tecnologia está cada vez mais entregue à Inteligência Artificial, o que claro está, também engloba muitas das nossas pesquisas. Aliás, já existem muitos utilizadores a preferir fazer pesquisas diretamente no ChatGPT, em vez de ir ao velho e sempre confiável Google.
Sendo exatamente por isso que a Google quer começar a disponibilizar pesquisas potenciadas por IA. Porém, como o número de utilizadores do Google não é comparável ao número de utilizadores do ChatGPT, e o próprio motor de IA da OpenAI já tem um modelo premium pago… A Google está a equacionar mudar o seu modelo de negócios.
O que significa isto?
Bem, as pesquisas normais vão continuar a ser gratuitas, porém, as pesquisas com IA à mistura podem muito bem chegar ao mercado com um preço associado.
Porquê?
Muito simples na verdade. A inteligência artificial implica muito poder de processamento, por isso, com milhões de utilizadores todos os dias a dar uso à funcionalidade, mesmo com os bolsos muito fundos da Google, seria um modelo de negócio completamente incomportável para a gigante Norte-Americana.
Ou seja, de forma muito resumida, se quiser respostas alimentadas por IA, terá de as pagar.
Vai mesmo acontecer?
Da mesma forma que o IA nos smartphones da própria Google, e da Samsung, ainda é gratuito. Não acredito que esta mudança paga seja implementada no imediato.
A Google tem de dar um “gostinho” daquilo que é capaz de fazer, para depois começar a agarrar os consumidores com mais e mais funcionalidades inovadoras.
Mas de uma coisa pode ter a certeza. A inteligência artificial tem um custo associado, e quem o vai pagar é você.
Quando?
Acho que podemos ter um vislumbre dessa tecnologia já no Google I/O 2024, que será realizado no próximo mês.
Antes de mais nada, acha que vai querer pagar pela Pesquisa Google quando esta tiver funcionalidades baseadas em IA, ou vai continuar a utilizar a versão gratuita? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!