O mundo dos processadores tem estado silencioso, sem grandes novidades ou entusiasmos, pelo menos no lado dos computadores desktop. Afinal de contas, pode ter um processador Intel Core ou AMD Ryzen minimamente decente, de gama média ou gama alta, e está extremamente bem servido para o que der e vier.
Felizmente ou infelizmente, as regras do jogo não mudaram o suficiente para trazer entusiasmo para este mercado. Porém, isto pode mudar já a partir da próxima geração. A AMD está a cozinhar algo extremamente interessante!
AMD pronta a impressionar com a arquitetura Zen 5 (+40%!?)
Portanto, hoje em dia, seja no lado dos computadores ou smartphones, só existe um ou dois caminhos para uma grande evolução no campo da performance. Isto acontece quando quem desenha os chips muda de arquitetura, muda de processo de produção, ou as duas coisas acontecem ao mesmo tempo.
Pois bem, os novos processadores Ryzen baseados na arquitetura Zen 5 vão dar um salto de processo de produção, e pelos vistos, a nova arquitetura vai ser extremamente capaz de aproveitar essa mudança. Estamos a falar de um aumento de performance à volta dos 40% nos novos núcleos de processamento.
Estes processadores devem chegar ao mercado ainda durante o ano de 2024, com suporte à atual plataforma AM5, naquilo que é um salto geracional muito parecido ao que aconteceu na altura em que a AMD lançou os primeiros processadores Ryzen (Zen 1).
Entretanto, apesar de ainda não termos todas as informações, esta aumento de performance parece vir da passagem para um processo de produção mais poderoso e eficiente, melhorias arquiteturais, e claro, uso de nova funcionalidades IA e aprendizagem máquina.
Curiosamente, os primeiros processadores Ryzen Zen 5 nem vão ser os mais poderosos da gama, visto que a AMD deverá apostar um pouco mais tarde em versões mais exageradas. Como é o caso das cada vez mais populares versões X3D, ou seja, com Cache Empilhada em cima da Die do processador.
Como sempre, estes rumores valem o que valem. Mas a AMD parece estar com coisas giras para apresentar e assim empurrar o mundo dos PCs para a frente. Temos de esperar para ver e saber mais.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!