Já não é novidade para ninguém que a PlayStation 5 Pro vai ser uma realidade no mercado em 2024, ou o mais tardar no início de 2025. A Sony já decidiu, e vai mesmo aproveitar o lançamento de GTA 6 para vender uma versão renovada da atual PS5, com acesso a mais performance pura e dura, bem como a novas tecnologias que deverão elevar qualquer jogo PS5 para um nível um pouco mais alto.
No entanto, esta melhoria de qualidade não vai ser automática! Os estúdios vão ter algum trabalho acrescido, e como tal, todos os jogos com melhores ‘Pro’ vão receber uma etiqueta “Trinity Enhanced”. O que por sua vez quer dizer que vão ser capazes de oferecer um modo visual acrescido 4K a 60 FPS.
PlayStation 5 Pro: Temos mais informações de performance!
Portanto, já sabemos que a nova consola da Sony vai apresentar um CPU muito parecido mas ligeiramente mais rápido devido à passagem para os 4nm. Além disso, vai também contar com mais memória RAM (+ rápida), e claro, um GPU bastante mais avançado para dar mais músculos à consola.
De forma mais concreta, a PS5 Pro vai ter acesso a mais 1.2GB de memória, esta vai ser 28% mais rápida, o CPU vai ser 10% mais rápido, e o GPU vai ser capaz de oferecer uma melhoria de performance 45% superior ao atual. Tudo junto, em performance pura e dura, a PS5 Pro vai ser 45% mais rápida face à atual Slim. Isto sem juntar as tecnologias de upscalling proprietárias da Sony, que apenas deverão funcionar no modelo Pro.
Em suma, a ideia aqui é oferecer 4K a 60 FPS em todos os jogos. Ao mesmo tempo que, em projetos compatíveis, se tenta elevar a coisa aos 120 FPS. Mais tarde, a Sony vai também tentar oferecer 8K através de uma atualização de firmware.
Como já dissemos várias vezes, a Sony quer lançar a PS5 Pro em Outubro ou Novembro de 2024. Esta data pode falhar caso GTA 6 seja oficialmente adiado para 2026.
O preço deverá ser um pouco superior ao da atual PS5 com leitor Blu-Ray. Com a “antiga” consola a cair um pouco de preço para tornar todo o pacote mais aliciante.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!