Na realidade, qualquer câmara fotográfica pode capturar triliões de imagens, basta que você tenha mesmo muito tempo, e muita vontade de tirar fotografias. A diferença aqui é que uma equipa de cientistas foi capaz de criar uma câmara capaz de capturar 156 triliões de imagens… Por segundo!
A quantidade de informação capturada por este tipo de produto é pura e simplesmente inacreditável, mas essencial para o desenvolvimento de vários tipos de investigações especiais.
Câmara capaz de capturar TRILIÕES de imagens? Existe!
Portanto, uma equipa de investigadores decidiu ir além dos limites ao desenvolver uma nova câmara chamada SCARF, que significa Swept-Coded Aperture Real-time Femtophotography.
O desenvolvimento desta câmara foi descrita em pormenor num novo estudo publicado na conceituada revista científica Nature, onde a investigação liderada pelo Professor Jinyang Liang do Institut national de la recherche scientifique (INRS) do Canadá, conhecido pelas suas descobertas em câmaras de alta velocidade, explicou que as técnicas tradicionais de captura fotograma a fotograma têm as suas limitações.
Mais concretamente, o professor explicou que há muitos enigmas à nossa volta que não podem ser estudados a fundo devido às limitações que a tecnologia atual de captura de imagem apresentam. Como é o exemplo do caos ótico, ou interação de ondas de choque com células vivas.
Assim, para ultrapassar este desafio, a equipa de Liang construiu uma nova câmara que utiliza uma modalidade de imagem computacional concebida para captar informações espaciais. Para conseguir esta proeza, a câmara deixa a luz entrar no sensor em momentos ligeiramente diferentes, o que lhe permite captar 156,3 triliões de imagens por segundo.
É um sistema complicado de explicar!
Porém, capaz de demonstrar o engenho e capacidade de correr atrás de uma solução que o ser humano continua a apresentar. Isto é especialmente importante nos tempos da tecnologia moderna. Onde temos ainda mais capacidade de ir mais longe.
Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião acerca de tudo isto na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!