A Volvo é uma das fabricantes que mais tem apostado na revolução elétrica, curiosamente com modelos extremamente interessantes como é o caso do C40, para nós um dos melhores elétricos a andar nas estradas Portuguesas, bem como é o caso dos mais recentes e inovadores EX30 e EX90.
Dito isto, vender apenas e só elétricos não pode ainda ser um objetivo para a Volvo, porém, acabar com o diesel não é apenas um objetivo, é uma missão bem sucedida para a marca.
Volvo produziu o seu último carro a gasóleo. Acabou!
Portanto, após 45 anos de muito sucesso com o motor a Diesel, a Volvo produziu o seu último veículo movimento a gasóleo. Uma decisão que vai de acordo com a tendência do mercado, mas que é realmente impressionante tal era a quota de mercado da Volvo neste mercado há apenas alguns anos atrás.
Para ter ideia, entre 2012 e 2016, mais de metade dos carros vendidos pela fabricante eram baseados num motor Diesel. Desde 1991, a Volvo produziu e vendeu mais de 9 milhões de carros diesel, e na realidade o número até deve ser bastante maior, visto que não existem registos a documentar as vendas antes de 1991.
Dito tudo isto, o último Volvo a diesel é um XC90 que nem sequer vai ser vendido. Saiu há 2 dias das linhas de produção da marca em Torslanda (Suécia). Indo diretamente para o museu da marca (World of Volvo) em Gutemburgo.
Entretanto, esta mesma fábrica já foi adapatada para veículos elétricos, que é onde está a aposta real da empresa.
Aqui vale a pena salientar que a Volvo ainda vende veículos a Gasolina, com um grande foco nos modelos Recharge (Plug-In). Mas, o objetivo continua a ser que até 2030, apenas saem veículos elétricos das suas linhas de produção.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!