Aquela que foi a maior rede social do planeta é hoje em dia apenas uma sombra daquilo que já foi capaz de fazer e oferecer. Bem, oferecer não é verdade, visto que o Facebook é hoje em dia uma rede social muito mais evoluída e capaz face a um passado ainda recente, mas ao mesmo tempo tão longíquo.
O que aconteceu?
Isto é cíclico!
Nenhum rei reina para sempre, e o Facebook não foi exceção.
Ou seja, após alguns anos de adaptação, os utilizadores nascidos nos anos 80 e 90, que agora andam a entrar nos 30/40, começaram a abandonar a plataforma na altura em que os seus pais, tios, avós, etc… Comecaram a aparecer e a comentar tudo o que aparecia e não aparecia. Sendo exatamente por isso que, nesta altura do campeonato, os jovens realmente jovens nem sequer têm uma conta Facebook ativa.
Isto a não ser que…
Facebook “morreu” para os jovens? Sim e não!
Verdade seja dita, como rede social, o Facebook não tem qualquer interesse para os jovens. Porém, como uma plataforma de venda e compra de produtos usados, a conversa aí já é outra.
Afinal, quem normalmente tem dinheiro, é o público adulto ou mais envelhecido, que claro está, como já deve ter percebido, é o mesmo exato público que ainda acede religiosamente ao Facebook dias após dia.
Por isso, muitos jovens fazem e mantêm contas Facebook para aceder à área do Marketplace, isto enquanto utilizam o Instagram como rede social mais a sério. Ou seja, o Facebook serve para comprar ou vender “coisas”, enquanto o Instagram serve para meter fotos, histórias, ou falar com os amigos mais próximos.
Algo extremamente curioso, porque o mesmo exato público mais envelhecido que acabou por invadir o Facebook, está neste momento de armas apontadas ao Instagram. Mas… No Instagram não há marketplace. Será que vamos ver o Instagram também a “falecer” como rede social?
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