Se o seu automĂłvel estĂĄ equipado com um sistema de controlo da pressĂŁo dos pneus provavelmente jĂĄ se deparou com a temida luz de aviso de “pressĂŁo baixa”. No entanto serĂĄ que tem logo de os ir encher? Ă que a luz de aviso dos pneus pode acender por causa do frio!
Frio interfere com a luz de aviso dos pneus! Sabe porquĂȘ?
A verdade Ă© que por cada queda de 10 graus na temperatura, a pressĂŁo dos pneus diminui 0.13 bar. O frio encolhe – o quente expande-se, basicamente. Ă tĂpico, nesta altura do ano, os condutores receberem avisos e ficarem preocupados com os pneus. Neste caso, o que estĂĄ a diminuir Ă© o volume de ar, graças ao tempo frio. Assim, menos ar equivale a pneus menos cheios.
O facto de se tratar de uma ocorrĂȘncia comum nĂŁo significa que deva ser ignorada. Muitas vezes, as pessoas vĂȘem esta [luz] de manhĂŁ, quando estĂĄ mais frio. Se a temperatura aquecer, a luz pode apagar-se, mas Ă© provĂĄvel que os pneus ainda estejam com alguns BAR abaixo da pressĂŁo.
O TPMS verifica constantemente a pressão do ar através de pequenos sensores no interior das hastes de ar do pneu. Estes sistemas, embora bem intencionados, nem sempre são totalmente exactos e podem ter um pequeno desvio.
Mas embora possa ser tentador ignorar essa luz intermitente e seguir o seu caminho, nĂŁo o deve fazer. Ou seja, Ă© mau ignorar a luz se nĂŁo tiver verificado a pressĂŁo dos pneus. Pode muito bem ter um pneu com um furo, por isso Ă© sempre inteligente verificar.
Se adicionar ar e o problema persistir, dirija-se a um mecĂąnico ou a uma loja de pneus para efetuar uma recalibração. E verifique os seus pneus mensalmente para maximizar a saĂșde e detetar problemas atempadamente. A melhor altura para o fazer Ă© de manhĂŁ ou quando o veĂculo nĂŁo tiver sido conduzido durante vĂĄrias horas. Os pneus devem estar “frios” para que a leitura seja mais exacta.
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