À medida que a IA continua a chegar às aplicações e serviços da Google, a empresa está a tomar medidas para garantir que os utilizadores compreendem o seu impacto. O YouTube, a plataforma de streaming de vídeo detida pela Google, tem uma infinidade de criadores que estão a começar a tirar partido da IA para os conteúdos. Agora, o gigante da tecnologia está a implementar políticas para garantir que os espectadores possam diferenciar os factos da ficção enquanto usam o YouTube.
YouTube obriga os criadores a revelar a utilização de IA
Num anúncio publicado na página de ajuda do YouTube, a Google diz que está a lançar uma nova ferramenta que exigirá que os criadores do YouTube especifiquem quando usaram IA generativa para criar conteúdo. A informação surge depois na descrição alargada do conteúdo, onde os espectadores podem saber como o que estão a ver se alterou.
Os conteúdos assinalados incluem tudo o que faça uma pessoa dizer ou fazer algo que não aconteceu realmente. Isto para além de imagens alteradas de um evento ou local real. Uma cena realista que não ocorreu, mas que parece ter acontecido através da IA, também se deve assinalar. O rótulo do conteúdo sintético pode indicar que o som ou as imagens sofreram edição ou geração digital”.
Nem todos os conteúdos com IA requerem um rótulo
Embora possa ser fácil passar ao lado destas notificações numa descrição alargada, a Google referiu que irá tornar estes avisos mais proeminentes em conteúdos sobre tópicos específicos. Por exemplo, os vídeos do YouTube que tratam de saúde, notícias, eleições ou assuntos financeiros terão um rótulo de divulgação de IA mais óbvio. No entanto, alguns conteúdos não necessitam de rótulo pela inclusão de IA. A utilização de filtros de iluminação ou efeitos especiais de fundo não precisa de ser divulgada. Os criadores também não precisam de assinalar o conteúdo. Isto se a IA se utilizar para questões de produção, como a geração de guiões. A Google diz que se as alterações de IA ao conteúdo forem “inconsequentes”, não é essencial comunicar esses ajustes.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!