Atenção se vai utilizar um segundo monitor com o seu portátil!

Está a alternar entre janelas com demasiada frequência ou a encher o ecrã do seu computador portátil com várias janelas? Está na altura de comprar um segundo monitor. A utilização de vários monitores pode melhorar significativamente a produtividade, uma vez que tem muito mais espaço de ecrã para trabalhar. Mas se está a pensar utilizar um segundo monitor com um computador portátil, há alguns cuidados que tem de ter.

Atenção se vai utilizar um segundo monitor com o seu portátil!

Criar a configuração

A primeira coisa que precisa de fazer é a configuração real, incluindo as opções de saída de ecrã, pois isso determinará os monitores que pode comprar.

Se tiver um portátil mais antigo, poderá ter disponível uma porta HDMI e uma Mini DisplayPort. Isto significa que pode ligar dois ecrãs sem ter de se preocupar com divisores ou adaptadores. Nos portáteis mais recentes, é provável que veja apenas uma porta HDMI ou uma porta USB-C com capacidades DisplayPort.

comprar braço para o monitor

Consulte o manual do seu portátil para verificar as especificações da porta. Por exemplo, precisa de DisplayPort ou HDMI 1.3 (ou superior) se quiser utilizar um monitor de 1080p a 144 Hz. Conhecer as capacidades do seu computador portátil pode poupar-lhe uma compra dispendiosa que poderá não ser capaz de utilizar em todo o seu potencial.

Seguem-se os cabos. Compre cabos HDMI de alta qualidade que sejam compatíveis com a resolução dos seus monitores. Embora um cabo HDMI normal possa funcionar em quase todos os monitores, é importante verificar a velocidade para garantir que a qualidade do ecrã é elevada. Embora a maioria dos cabos HDMI sejam iguais, algumas variações nos cabos HDMI podem apanhá-lo em falso. Isto também se aplica aos cabos USB tipo C. Nem todos os cabos USB Tipo C têm a mesma construção, pelo que a escolha do cabo errado pode ser um incómodo.

Gerir a sua secretária

Ligar um ecrã externo ao seu monitor significa quase de certeza que terá de o colocar num local adequado da sua secretária para poder utilizar o ecrã do seu computador portátil como ecrã secundário. Nesta fase, se ainda quiser utilizar o teclado do seu computador portátil, as coisas podem tornar-se um pouco complicadas.

portátil ligado ao carregador

Não se esqueça de que, assim que decidir adicionar um ecrã externo ao seu computador portátil, está a avançar para uma secretária do tipo estação de trabalho. Embora seja possível colocar o monitor ao lado do computador portátil e ligar os cabos necessários, isso não proporciona a melhor experiência.

Assim recomendamos um teclado externo, um rato e um suporte para colocar o portátil. Isto dar-lhe-á uma sensação mais semelhante à de um computador de secretária e garantirá que pode colocar as coisas na posição mais ergonómica possível.

Nesta altura, começará a ver outro problema: uma confusão de cabos na sua secretária. Mais uma vez, pode simplesmente guardá-los e esquecê-los, mas gerir estes cabos corretamente será extremamente útil quando fizer alterações, trocar itens ou mesmo quando tiver de desligar o portátil para o utilizar fora da secretária.

conta da luz poupança portátil, zenbook, asus, Se trabalha em casa veja como reduzir a conta da luz!

Se tiver uma secretária pequena ou se achar que o suporte do monitor está a ocupar demasiado espaço, é boa ideia comprar um braço para o monitor. Melhorará bastante o aspeto da sua configuração, ao mesmo tempo que lhe dará mais flexibilidade em termos de posicionamento do ecrã.

Decidir o número ideal de monitores

O número de monitores de que necessita depende do que vai fazer a maior parte do tempo com o seu computador portátil. Para a maioria das pessoas, apenas um monitor extra será suficiente. Por isso, se pretende criar uma estação de trabalho de ecrã triplo e curvo, poupe dinheiro e compre um bom monitor panorâmico com uma elevada taxa de atualização, baixo tempo de resposta e boa precisão de cores.

Usar uma doca

Se o seu portátil tiver uma porta Thunderbolt 4, as docas podem parecer promissoras. Pode ligar todos os seus ecrãs, periféricos, cabos de rede e muito mais, ao mesmo tempo que carrega o seu portátil através de um único cabo USB-C.

No entanto, terá de se certificar de que as portas de ecrã da base de ligação suportam os seus monitores, para que possa obter a resolução e a taxa de atualização necessárias. Por último, mas não menos importante, certifique-se de que a base de ligação suporta USB-C Power Delivery; caso contrário, precisará de outro cabo para carregar o seu portátil, se este suportar carregamento por USB-C.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também