Atenção: sete anos de atualizações Android são um engano!

A Samsung e a Google deram um passo em frente no que diz respeito às atualizações de smartphones. Ambas prometem agora vários anos de updates. No entanto e apesar dos sete anos de atualizações Android terem sido muito bem recebidos pelos utilizadores a verdade é que pode ser um presente envenenado.

Atenção: sete anos de atualizações Android são um engano!

É ótimo comprar um telemóvel e saber que vai receber actualizações de software e novas funcionalidades durante anos a fio. Isto é especialmente importante hoje em dia, uma vez que os telemóveis não dão os mesmos saltos enormes de ano para ano

Obter a última atualização de software todos os anos é tão emocionante como importante. Quando o seu dispositivo Android for demasiado antigo para receber actualizações, terá de começar a pensar numa substituição. É uma situação que muitos de nós já enfrentámos, mas que está a melhorar lentamente.

Android Auto no Galaxy S24. Ecrãs Galaxy S24 problemas

Com o lançamento do novo Galaxy S24, a Samsung prometeu sete anos de atualizações do sistema operativo Android. Ou seja, igualando os esforços do Google para o Pixel 8 e o Pixel 8 Pro. Antes desse anúncio, muitos dispositivos Samsung só tinham garantidos três a cinco anos de atualizações de manutenção e ainda menos atualizações importantes do sistema operativo Android.

Modere as suas expectativas em relação ao software

Embora haja enormes benefícios em prometer oferecer suporte a smartphones por tanto tempo, nem tudo é assim tão perfeito. É absolutamente necessário moderar as suas expectativas relativamente ao desempenho do dispositivo, às novas funcionalidades e, mais importante ainda, à duração da bateria.

Para começar, embora os telemóveis não tenham os mesmos saltos tecnológicos que nos primeiros tempos, as coisas continuam a evoluir e é muito provável que queira um novo telemóvel muito antes de o seu modelo atual deixar de receber actualizações do sistema operativo. Os próprios fabricantes irão prejudicar os modelos mais antigos; perderá as novas funcionalidades e, provavelmente, acabará por comprar um novo telemóvel.

s24 ultra, Samsung, Galaxy S, Galaxy S25 mais rápido

Um excelente exemplo é o novo conjunto de funcionalidades Galaxy AI da Samsung no Galaxy S24. O Galaxy AI oferece várias ferramentas de IA generativas interessantes aos nossos computadores de bolso, mas está com azar se tiver o Galaxy S22. Não verá nada dessa maravilha. Apenas a gama Fold/Flip 5 e o Galaxy S23 do ano passado poderão usufruir da Galaxy AI.

A Apple faz a mesma coisa com as versões mais recentes do iOS, e até mesmo as novas ferramentas de IA do Google, como o Circle to Search, estão disponíveis apenas em novos smartphones. O facto de lhe terem prometido todas estas actualizações não significa que terá acesso a novas funcionalidades.

Além disso, com o passar do tempo, o desempenho começa a ser afetado!

Os nossos veículos fazem menos quilómetros por litro, os computadores portáteis ficam mais lentos, os telemóveis ficam ligeiramente atrasados e a duração da bateria diminui rapidamente. Sempre que carrega um telemóvel, a bateria degrada-se um pouco e é por isso que o seu telemóvel mais antigo não dura tanto tempo como quando era novo. E é precisamente por isso que os fabricantes não fabricam telemóveis com baterias amovíveis. É a obsolescência planeada, porque querem vender mais telemóveis e não ver os proprietários a manter o mesmo dispositivo durante quatro a cinco anos.

Prometer sete anos de actualizações é maravilhoso, mas pode ter a certeza de que os fabricantes irão limitar as funcionalidades, melhorar o hardware e apresentar novidades interessantes para convencer toda a gente a atualizar.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também